Páginas
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
E foi assim, o tão esperado momento...
Num ambiente acolhedor, estivemos com um grupo de refugiados, acompanhados pelas nossas colegas aposentadas da ASSP, disponíveis para partilhar experiências de vida. O que é ser refugiado, como se vive num país que não é o nosso, porque no nosso somos discriminados, perseguidos, maltratados...
«De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados (de 1951), são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa.»
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
No dia 16 «Parlamento dos Jovens: Básico» e «Comemoração do Dia Internacional dos Direitos do Homem»
No dia 16 de dezembro, os delegados e subdelegados estão convidados a assistir a uma palestra, no espaço polivalente da EBAR, aos 3º e 4º tempos, subordinada ao tema do «Racismo, Preconceito e Discriminação» no âmbito dos projetos: «Parlamento dos Jovens: Básico» e «Comemoração do Dia Internacional dos Direitos do Homem», integrado no Plano de Atividades da Biblioteca Escolar.
A sessão será dinamizada pelas professoras coordenadoras do projeto Parlamento dos Jovens, Helena Quadrado e Maria José Sousa, e pelos formadores da Associação de Solidariedade Social dos Professores e conta com a presença de professores, alunos refugiados, acompanhados pela Associação supramencionada.
A sessão será dinamizada pelas professoras coordenadoras do projeto Parlamento dos Jovens, Helena Quadrado e Maria José Sousa, e pelos formadores da Associação de Solidariedade Social dos Professores e conta com a presença de professores, alunos refugiados, acompanhados pela Associação supramencionada.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Dia 10 de dezembro, dia dos Direitos do Homem, com a Fundação Eugénio de Almeida, o voluntariado na BE
Neste final de tarde, contámos com a presença da técnica Tânia Semedo Silva que, num ambiente intimista, nos deixou algumas ferramentas disponibilizadas pela Fundação Eugénio de Almeida no sentido de criarmos ou aderirmos a projetos de voluntariado. É só visitar o sítio da Fundação, Banco de Voluntariado (http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/banco-voluntariado/area-de-voluntarios/2778.htm) fazer a inscrição online e já está, é só esperar que nos chamem!
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Na sexta-feira dia 20 de novembro e todos os dias, as crianças têm direitos... e deveres!
http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&
| |
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e também pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990. A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças: • a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo. • o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito. • a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente. • a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos. A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos: • os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados) • os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação) • os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração) • os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião) Para melhor realizar os objectivos da CDC, a Assembleia Geral da ONU adoptou a 25 de Maio de 2000 dois Protocolos Facultativos: prostituição e pornografia infantis (ratificado por Portugal a 16 de Maio de 2003); em conflitos armados (ratificado por Portugal a 19 de Agosto de 2003); | |
É para a semana!
A Escola André de Resende vai fechar durante os dias 26 e 27 de novembro para «mudanças»! Esperamos que seja mesmo desta vez!
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Recolha de bens para quem + precisa! Vamos ser solidários!
Estamos a recolher, junto das nossa auxiliares (telefone), bens de necessidade para ajudar famílias em dificuldade e refugiados.
Precisamos de agasalhos, roupa, calçado, brinquedos, tudo em estado razoável para darmos algum conforto a quem mais precisa.
Há um cesto junto ao telefone da escola, é só trazer e deixar lá o que já não vos faz falta, mas que pode trazer alegria e ser essencial para quem nada tem, para quem teve de deixar tudo para trás...
Navegas em segurança!
Navegar é preciso... Mas em segurança!
A técnica Gabriela Segurado, do IPJ, durante o 1º período, estará com os nossos alunos para dar umas dicas sobre como nos mantermos em segurança. na Net!
Subscrever:
Mensagens (Atom)