Isabel Fialho
Luís Sebastião
Marília Cid
José Saragoça
Maria José Silvestre
Sónia Gomes
Ana Paula Correia
Apresentação
A avaliação de escolas tem vindo a ser apresentada ao nível do discurso político e normativo como um processo que promove a eficácia e a melhoria interna da escola. Porém, num contexto de responsabilização das escolas pelos resultados escolares, de aumento das pressões para a avaliação externa, de elaboração de rankings, as escolas e os seus atores não têm sido capazes de potenciar os processos para a mudança e a melhoria.
O Seminário Melhorar a Escola a partir da Avaliação é - promovido pelo Departamento de Pedagogia e Educação e o Centro Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - e pretende constituir-se como um espaço de encontro, debate e reflexão entre educadores e professores de todos os níveis de educação e ensino, diretores, investigadores, profissionais e estudantes da área das Ciências da Educação no sentido de facilitar a criação de sinergias institucionais e pessoais que permitam às escolas melhorar os seus desempenhos na área da avaliação organizacional.
Objetivos:
- Promover a reflexão e o debate sobre a avaliação de escolas;
- Partilhar estudos e (boas) práticas de avaliação de escolas;
- Valorizar contributos da investigação em Educação e, em especial, na área da avaliação das organizações escolares;
- Fomentar o desenvolvimento de redes e comunidades de aprendizagem capazes de criar sinergias entre escolas/agrupamentos e instituições de ensino superior;
- Contribuir para a melhoria do sistema educativo e para a formação dos seus diferentes atores.
- Divulgar o ObservES – Observatório das Escolas do Sul.
Sem comentários:
Enviar um comentário