Páginas

Dvd - EBAR 🎥 🎦



Pesquisa e recolha: professoras Teodora Passareiro e Cristina Maia
Revisão de texto: professora Conceição Pires



1 - The Rigth Stuff |  Os Eleitos [Filme - trailer] - Em meados do século XX, a América decidia o seu destino - e partia à sua procura no espaço. Baseado no livro homónimo de Tom Wolfe, Os Eleitos é uma crónica de como foram dados os primeiros passos na direção deste destino, é a história épica dos pilotos de testes Chuck Yeager e dos sete heróicos pioneiros que integraram o projeto espacial Mercury.
O argumento e a realização transformam Os Eleitos numa obra de verdadeiro amor por parte de Philip Kaufman, que se dedicou com um empenho e bravura à altura dos verdadeiros heróis que deram origem à história. (Philip Kaufman)


3 - Shark Tale | O Gang dos Tubarões [Filme - trailer] - Óscar, um modesto esfrega-línguas na Lavagem Automática de Baleias do bairro, transforma-se num improvável herói ao contar uma monumental mentira. Para manter o seu segredo, Óscar emparceira com Lenny, um introvertido tubarão vegetariano, e os dois tornam-se os mais estranhos amigos de sempre. Quando a mentira começa a ser descoberta, cabe à sua leal amiga Angie e a Lenny ajudá-lo a enfrentar o mais temido tubarão da região e a encontrar o seu verdadeiro lugar no recife. (Vicky Jenson)

24 - The Squid and the Wale | A Lula e a Baleia [Filme - trailer] - Brooklyn, 1986. Bernard Berkman (Jeff Daniels) já foi um romancista de grande sucesso, sendo que sua esposa Joan (Laura Linney) começa a despontar na área. Tanto Bernard quanto Joan já desistiram de seu casamento, com ambos a deixar os seus filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline), entregues à própria sorte. Para Walt esta situação serve como aprendizagem e amadurecimento, mas para Frank trata-se de uma transição complicada pela qual será obrigado a passar. ((Noah Baumbach)

25 - Les Enfants de Timpelbach | A Cidade das Crianças Perdidas [Filme - trailer]O maléfico Krank e os seus companheiros foram criados por um cientista louco. O problema de Krank é que ele vive atormentado pela sua incapacidade de sonhar. Acha, então, que o melhor é roubar os sonhos das crianças, mas, como as assusta, acaba por lhes tirar os pesadelos. Quando o irmãozinho de um homem forte do circo é raptado, este (One) persegue-o e, com a ajuda de outras excêntricas personagens, tenta acabar com o reinado do malvado Kank e o seu exército de ciclopes. (Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet)

27/28 - Live Earth : os concertos para um clima em crise [DVD 2 horas]Em 7 de julho de 2007, mais de 100 atuações musicais participaram numa série de concertos mundiais Live Earth, dando início a uma campanha de vários anos para combater as mudanças climáticas e defender uma vida ambientalmente sustentável. (Vários)


30 - Peter & the Wolf Pedro e o lobo [Filme] - Pedro e o Lobo nasceram pela mão de Sergei Prokofieff. O próprio compositor escreveu o conto e a música. A ideia é muito simples e insere‑se na tradição de Prokofieff participar em projetos educativos. Para que as crianças conhecessem melhor os instrumentos da orquestra, Prokofieff atribuiu‑lhes personagens de uma história. (George Daugherty)


32 - Notte Prima Degli Esami | A noite antes dos exames [Filme - trailer] - O filme reporta-se ao emblemático ano de 1989. Os protagonistas preparam-se para o exame, que na Itália se chama "maturità". O filme passa-se em Roma entre estudantes do liceu, burgueses e não só. (Fausto Brizzi)




33 - Cinema Paradiso | Cinema Paraíso [Filme - trailer] - Salvatore Di Vitta, um reconhecido cineasta italiano, recebe um telefonema inesperado da sua mãe na Sicília, onde nasceu e cresceu, que lhe dá a conhecer a morte de Alfredo, o projecionista local que deixava Totó - o diminutivo pelo qual Salvatore era conhecido - ver todos os filmes que passavam pelo Cinema Paraíso. De alguma forma, Alfredo ocupou o papel de pai de Totó, desaparecido durante a IIª Guerra Mundial, e ofereceu-lhe um mundo de magia que era o seu acolhedor refúgio naqueles dias e que, mais tarde, viria a ser o seu próprio mundo. Agora, Totó tem de voltar à sua terra natal para enterrar o homem que determinou a sua vida e receber o seu último legado. (Giuseppe Tornatore)

34 - Il Resto di Niente | O resto do nada [Filme - trailer] - Situado na década de 1790, este drama histórico segue as dificuldades de uma nobre idealista que ajuda a liderar uma revolução ousada, na Itália. (Antonietta De Lillo)





36 - 
Passeio pelo Património - Natureza Preservada Os Domínios do Leão [documentário] - Nenhum cenário evoca tanto o contacto com a natureza selvagem como a savana africana. Aqui, o leão impõe a sua lei sobre todos os outros animais, mas a luta pela sobrevivência dita as suas leis para todas as espécies. (Discovery)




37 - Passeio pelo Património - Natureza Preservada Dragões de Komodo [documentário] - Em terras da Indonésia, encontra-se Komodo, uma ilha vulcânica ancorada no passado e na qual se encontra uma das espécies animais mais estranhas. Nesta zona perdida no tempo, vivem os Dragões, enormes lagartos herdeiros dos extintos dinossauros que, longe de qualquer lenda, convivem com o ser humano. (Discovery)



38 - Passeio pelo Património - Natureza Preservada Inverno em Yellowstone [documentário] - Em 1872, o governo dos Estados Unidos declarou Yellowstone zona livre de assentamentos, destinada à conservação da fauna e flora. Nascia assim o primeiro Parque Nacional do Mundo, um exemplo seguido desde essa altura por muitos outros países. (Discovery)


39 - Passeio pelo Património - Culturas Mediterrânicas  Espaços Naturais de Espanha [documentário] - Três grandes Parques Nacionais exemplificam a variedade biológica de Espanha: Ordesa, Doñana e Garajonay. Em conjunto com estes, podemos ver um mosaico de correntes artísticas e cidades espalhadas pelo território peninsular. Não é em vão que Espanha é um dos países com maior número de bens declarados Património da Humanidade. (Discovery)


40 - 
Passeio pelo Património - Culturas Mediterrânicas Na Peugada do Islão [documentário] - Sob o manto religioso do Islão, estende-se também um acervo cultural de extraordinário valor, soma de diferentes culturas e tradições. As essências do Oriente permanecem ainda nos pátios de alguns palácios, nos esbeltos minaretes das suas mesquitas ou nos mercados de algumas cidades. (Discovery) 




41 -
 Passeio pelo Património - Casa dos Deuses O Nilo, Rio dos Deuses [documentário] - Nenhum outro rio no mundo está tão carregado de significado como o Nilo. No longo percurso desde o seu caudal mais alto, no coração de África, até ao fértil delta no Mediterrâneo, as suas águas sulcam as terras de diferentes culturas. (Discovery)





42 - 
Passeio pelo Património - Casa dos Deuses Os Templos da Selva [documentário] - No coração da selva cambojana, estendendo-se ao longo de 400 quilómetros quadrados, encontra-se o Parque Arqueológico de Angkor. Nele estão as esplêndidas ruínas das principais capitais do império Jemer, erigidas entre os séculos IX e XV. (Discovery)




43 - 
Passeio pelo Património - Casa dos Deuses  Os Deuses Gregos [documentário (descer na página)] - 
Um conceito novo de cidadão surgia desde o Mediterrâneo helénico, considerado desde tempos imemoriais o berço da civilização ocidental. Desde o cimo da acrópole ateniense, projetaram-se, para o resto do mundo, a semente do pensamento democrático e um sentir religioso representado nas mais belas realizações artísticas (Discovery)



44 - 
Passeio pelo Património - Palácios e Cidades  A Corte Europeia [documentário] - Os aposentos e os salões de duas imponentes construções foram, na sua época, o símbolo de dois grandes impérios. O Palácio Ducal de Veneza alberga uma longa saga de homens que ocuparam um dos centros de poder mais insólito jamais concebido, enquanto o Palácio de Schonbrunn, perto de Viena, seria o cenário onde a imperatriz austríaca resistiria ao assédio das grandes potências. (Discovery)


45 - 
Passeio pelo Património - Palácios e Cidades Maravilhas do Oriente [documentário] - Na encruzilhada entre a Europa e a Ásia, encontra-se Istambul, a antiga Constantinopla. Nessa cidade,  há um palácio que guarda no seu interior os símbolos da história vivida: Topkapi. Longe dali, na Índia, ergue-se o Taj Mahal, um edifício emblemático que se converteu em símbolo do Património Mundial. (Discovery)


46 - 
Passeio pelo Património - Palácios e Cidades Construções do Poder I [documentário] - Os salões e os aposentos das duas fortalezas são o símbolo dos conflitos e das intrigas para conseguir o domínio na Europa: enquanto, por detrás dos muros do Castelo de Edimburgo, Maria Stuart mudaria o destino da Europa, nas margens do Loire, no Castelo de Chambord, um rei sonharia com a criação de um novo império. (Discovery)


47 - Passeio pelo Património - Palácios e Cidades Construções do Poder II [documentário] - Duas construções separadas, no tempo e no espaço, foram o símbolo de outros tantos monarcas. A austeridade do palácio O Escorial, obra-cume do rei Filipe II, faz contraste com a influência mourisca que inspirou Fernando II ao construir o palácio de Sintra(Discovery)



48 - 
Hoodwinked | Capuchinho Vermelho, A Verdadeira História [Filme - trailer] - Todos conhecem a história do Capuchinho Vermelho. Ou pensam que conhecem... Finalmente, chegou o filme que vai revelar toda a verdade sobre a história do Capuchinho - uma história na qual a Avozinha não é tão frágil quanto parece e o lobo pode nem ser tão mau como o pintam. Nesta história, todos são suspeitos. Tudo começa com a polícia a ser chamada à casa da Avozinha onde, aparentemente, um lenhador tentou atacar um lobo que se fazia passar por uma avozinha para tentar devorar a Capuchinho. Mas as aparências iludem... (Cory Edwards)


49 - Classic Animations | Animações Clássicas20.000 Léguas Submarinas [Filme - trailer] - 20.000 Léguas Submarinas é, sem dúvida, um dos contos mais fantásticos, da emocionante obra do escritor Júlio Verne. Passada nos meados do século XIX, esta aventura leva-nos a visitar os mistérios das profundezas marinhas, a bordo do mais lendário de todos os submarinos, o Nautilus, sempre comandado pelo excêntrico Capitão Nemo. Aprisionados a bordo, encontram-se os nossos heróis, que tudo farão para acabar com as loucuras de Nemo e escapar sãos e salvos. (Filmes UniMundos, SA)

50 - Classic Animations | Animações ClássicasOs três Mosqueteiros [Filme] - Estava uma bela manhã, naquele dia em que um jovem espadachim cavalgava feliz, por uma estrada de França, rumo a Paris.  Chamava-se Dartagnan e o seu maior sonho era fazer parte da guarda pessoal do rei e ser um verdadeiro mosqueteiro. Mas para isso terá pela frente enormes desafios. Conseguirá Dartagnan os seus objetivos? Só tu e os teus amigos o vão poder descobrir neste emocionante filme.   (Filmes UniMundos, SA)


51 - 
Classic Animations | Animações ClássicasPeter Pan [Filme] - A aventura começa quando Peter Pan e a fada Sininho entram pela janela do quarto dos irmãos Wendy, John e Michael Darling. Estes não hesitam quando aquele rapaz fascinante e alegre, vestido com folhas de árvore, os desafia a voarem com ele para a Terra do Nunca. (Filmes UniMundos, SA) 



52 - Wag the Dog | Manobras na Casa Branca [Filme] - Quando um famoso produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) e um poderoso consultor de comunicação (Robert De Niro) são recrutados para tentar evitar o escândalo sexual que envolve o Presidente dos Estados Unidos, estão lançados os ingredientes para uma das melhores comédias de 1998.
Faltam duas semanas para as eleições presidenciais e o escândalo que o Presidente acaba de criar pode derrubá-lo num ápice. Só um acontecimento ainda mais mediático que o próprio escândalo poderá salvá-lo. E que tal uma guerra? Estão lançados os dados para a mais louca e incrível história ja
mais imaginada. Esta é a mais louca aventura sobre o uso e o abuso do poder político nos Estados Unidos. (Barry Levinson)


53 - 
Now and Then | Amigas para sempre [Filme - trailer] - Quatro amigas de infância reúnem-se em Indiana para assistirem ao nascimento do filho de uma amiga e conversarem sobre o verão de 1970, quando tinham 12 anos.





54 - Kickin´ It Old Skool | Regresso em Grande Estilo [Filme - trailer] - O Breakdance não morreu. Apenas esteve em coma. Em 1986, um terrível acidente durante uma exibição de Breakdance colocou Justin Schumacher em estado de coma. Agora, vinte anos mais tarde, Justin (Jamie Kennedy) acorda para um mundo novo e descobre que quanto mais as coisas mudaram, mais ele é o mesmo. Com a rapariga dos seus sonhos (Maria Menounos) noiva do seu maior inimigo do liceu (Michael Rosenbaum) e os pais afogados em dívidas contraídas para fazer face aos custos do seu tratamento, Justin tem de reunir o seu velho grupo de amigos e dar um passo de dança, se quiser ter de volta a rapariga que nunca deixou de amar... (Harvey Glazer)


57 - Inspector Gadget's Biggest Caper Ever | Inspetor Gadget - O Caso do Lagarto Voador Gigante [Filme - trailer] - O melhor detetive biónico do mundo está de volta e mais trapalhão que nunca. A sobrinha de Gadget, Penny, agora na flor da adolescência, continua dedicada ao tio como antes. O seu cão, Brain, continua mais esperto de que Gadget poderia alguma vez sonhar ser. E quando um ovo pré-histórico de um lagarto voador gigante é encontrado em Metro City, o presidente quere-o para atracção turística, o Dr. Claw para dominar o mundo. Gadget tem que resgatar o ovo quando Claw o rouba e salvar Metro City - e a si próprio - quando ele nasce! (Ezekiel Norton)


59 - Tintin Objectif-Lune | As aventuras de Tintim - Objetivo Lua [Filme] - O Professor Girassol convida Tintim e o Capitão Haddock a virem fazer-lhe uma visita à Sildávia, local onde está a trabalhar no maior projeto do século: o envio de um foguetão à Lua.
O acontecimento anuncia-se emocionante e, para grande assombro do capitão, o professor sugere-lhes participarem nessa viagem! (Stéphane Bernasconi)



61 - 
A VeggieTales Movie | Histórias de Vegetais, O filme [Filme - trailer] - Prepara-te para veres Bob, O Tomate, Luís Pepino e o resto da malta dos Vegetais zarparem até ao alto-mar, nesta esplêndida aventura. Repleto de música, gargalhadas e algumas das mais tolas aventuras a serem engolidas de uma vez só, esta é a história de Jonas e da baleia como nunca antes a viste. Uma história onde todos aprendem que uma das melhores prendas que podem dar, ou receber, é uma segunda oportunidade. (Phil Vischer/ Mike Nawrocki)


64 - 
Bounce | Bounce, Um Acaso com Sentido [Filme - trailer] - Buddy Amaral (Ben Affleck) troca o bilhete de avião para Los Angeles com outro passageiro, que  morre quando o avião se despenha. Apesar do peso na consciência, Buddy  apaixona-se pela mulher do falecido, mas não arrisca dizer-lhe que papel teve na morte do seu marido. (Don Ross)




65 - 
Laws of AttractionAs Leis da Atração [Filme - trailer] - Nesta afiada e sofisticada comédia romântica, Audrey Woods é uma bem-sucedida advogada especialista em divórcios, famosa por nunca ter perdido um caso. Ela só pensa em negócios e está sempre à frente do júri. Mas agora Audrey tem um novo oponente, o advogado Daniel Rafferty, que acaba de chegar à cidade e parece ser uma presa fácil para Audrey. Mas as aparências enganam, especialmente quando os dois se enfrentam no tribunal. Daniel revela-se um oponente formidável, quebrando a invencibilidade de Audrey. (Peter Howitt)


66 - Der Untergang | A Queda | Hitler e o Fim do Terceiro Reich [Filme - trailer] - Baseado nas memórias da secretária de Hitler, Traudl Junge, e na pesquisa do historiador Joachim Fest, o filme recupera os últimos 12 dias do ditador alemão, aqui protagonizado por Bruno Ganz. A 20 de Abril de 1945, Hitler refugia-se num bunker situado sob a Chancelaria, em Berlim. Na superfície, os constantes bombardeamentos da artilharia russa anunciam a chegada do inimigo. A capital alemã encontra-se reduzida a escombros e os combates de rua começam. Apesar do esforço de alguns soldados, ajudados pelas milícias populares e por crianças da Juventude Hitleriana, a derrota é inevitável. No interior do bunker, Hitler faz os seus últimos preparativos. Com ele encontram-se, entre outros, Eva Braun, a sua companheira, Josef Goebbels, Ministro da Propaganda, e a mulher deste, Magda. (Joachim Fest, Traudl Junge e Melissa Muller)



67 - Flor do Alentejo |Azeites Virgem e Virgem Extra [documentário] - A Cooperativa Agrícola de Brinches foi fundada em 1969, tendo hoje instalações em Brinches, Pias, Vale de Vargo e Serpa. Conta atualmente com cerca de 1700 associados, dos quais perto de 80% se dedicam à olivicultura, numa área total aproximada de 25 000 hectares. (Cooperativa Agrícola de Brinches)




69 - 
Gli Splendidi Fondali Dell’Isola di Dino | Os esplêndidos fundos marinhos da ilha de Dino [documentário] - Este dvd é uma viagem pelas fotos de Italo Nobile. Imagens subtis do fotógrafo especialista retratam o fundo do mar e a fascinante flora e fauna submarina da ilha de Dino, uma ilha maravilhosa na costa norte do mar Tirreno da Calábria. (Organização: Vincenza Fortuna)





70 - 
Window on Britain 2 [documentário] - Window on Britain 2 é o acompanhamento de nível elementar para Window on Britain. Consiste em oito unidades factuais, cada uma focando diferentes aspetos da vida e da cultura britânica moderna. As unidades exploram, por meio de um apresentador, temas como trabalho, média, lazer e lei e ordem. (Oxford University Press)




71 - 
Cuidado com a Língua! [programa] - É um programa apresentado por Diogo Infante e dedicado ao nosso património linguístico, regras e curiosidades. Faz a ligação de cada programa, com textos em off ou diálogos, lidos pela jornalista Maria Flor Pedroso. combina cenas ficcionadas, com imagens de atualidade e outras, como de arquivo e filmes, com grafismos, animação, vídeos e efeitos sonoros apropriados, alternando com depoimentos de especialistas, um convidado, ou inquéritos de rua. (Oficina do Livro)


72 - 
Mamma Mia! | Mamma Mia [Filme - trailer] - Donna (Meryl Streep) é uma mãe solteira e independente que gere um pequeno e idílico hotel numa ilha grega. A filha Sophie (Amanda Seyfreid) vai casar e, para o casamento, Donna convida as suas melhores amigas. Mas Sophie, que secretamente sonha encontrar o pai, faz também três convites inesperados. À ilha, chegam três homens (Colin Firth, Pierce Brosnan e Stellan Skarsgard) que pertenceram ao passado de Donna, sendo que qualquer um deles pode ser o pai de Sophie. Em 24 horas, Donna desespera e tudo pode acontecer, até porque com um casamento por perto o romance anda no ar. (Phyllida Lloyd)



73 - 
An Inconvenient Truth | Uma verdade inconveniente [Filme - trailer] - Dez anos após Uma Verdade Inconveniente ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas. (Davis Guggenheim)





74 - 
High School Musical 2 |Disco 1/Disco 2 extras [Filme] - Nas férias de verão, a turma da East High está pronta para se divertir e curtir o sol. Infelizmente, todos estão sem dinheiro e precisam de arranjar empregos. Troy acha que o seu problema está resolvido quando passa a trabalhar na sensacional casa de campo da família de Sharpay e Ryan, mas não sabe que ela tem um outro motivo para contratá-lo. Felizmente, para sorte de Troy, alguns dos seus colegas Wildcats conseguem empregos por lá também. (Kenny Ortega)



75 - 
A Knight’s Tale | Coração de cavaleiro [Filme - trailer] - Um pobre camponês (Heath Ledger) sonha tornar-se um dia um grande cavaleiro. Mas, na Idade Média, a ascensão social não é permitida. Até que, durante um torneio, a sorte bate-lhe à porta: um senhor morre inesperadamente na competição e ele assume o seu lugar. Com o nome de Sir Ulrich, o jovem prossegue de competição em competição, de vitória em vitória, até encontrar o amor. (Brian Helgeland)





77 - 
Villanueva de La Serena [documentário] - A Oficina de Turismo de Villanueva de La Serena mostra os encantos da sua cidade. ( Câmara de Villanueva)




79 - Chocolat |Chocolate [Filme] - A história desenrola-se no Inverno de 1959 e a heroína do filme é uma mulher misteriosa e muito especial: Vianne Rocher (Juliette Binoche).
Vianne e a sua filha Anouk (Victoire Thivisol, a menina de "Ponette") chegam à pequena e conservadora cidade de Lansquenet, em França, empurradas pelo vento do norte e vestidas com uma capa vermelha semelhante à do "Capuchinho Vermelho", do conto infantil. Vianne abre uma loja de chocolates em plena época de Páscoa e as suas doçarias começam a despertar velhas esperanças e inesperadas emoções nos habitantes. O impacto é tal que os mais velhos encontram novamente a frescura de espírito, os casais resignados recuperam paixões e os vizinhos zangados tornam-se amigos. Mas, por outro lado, os sumptuosos e tentadores chocolates de Vianne vão também irritar o Conde de Reynaud (Alfred Molina), o "lobo mau" da comunidade, desafiar a "moral e bons costumes" e instalar em Lansquenet um conflito entre tradição e mudança. (Lasse Hallstrom)


80 - The Pianist | O Pianista [Filme - trailer] - Um brilhante pianista judeu, polaco, testemunha a ocupação nazi em Varsóvia e assiste à deportação da sua família para os campos de trabalho, mas consegue escapar, iludindo os nazis, e sobreviver entre as ruínas da capital polaca. (Roman Polanski)





82 - AngkorWat – Desvendando os Enigmas de um Templo Perdido [Filme] - Oculto na impenetrável selva do Camboja, o magnífico templo de ”Angkor Wat” é uma representação em pedra do universo cosmológico hindu. Suryavarman II, que assassinou o seu tio-avô para lhe usurpar o trono, quis reafirmar o seu poder absoluto sobre o vasto império kmer, construindo um monumento ao deus Vishnu. Angkor Wat transformou-se também no mausoléu do próprio rei e constitui um dos maiores e mais admirados monumentos religiosos jamais construídos. (National Geographic)



83 - Hot Shots! | Ases pelos Ares [Filme - trailer] - Sean "Topper" Harley, um jovem oficial da Força Aérea refugia-se numa aldeia índia, reduzindo-se voluntariamente ao anonimato e ao esquecimento. Há vinte anos, o seu pai cometeu um erro terrível e agora Topper julga não ser capaz de superar o trauma. Mas a América em tempo de guerra precisa de todos os seus heróis e Topper vai resgatar a memória do pai, lavar a honra, salvar os valores do mundo ocidental e apaixonar-se pela bela e tórrida Ramada. (Jim Abrahams)



87 - X-Men | X-Men [Filme - trailer] - Eles são filhos do átomo superior, o próximo elo na corrente da evolução. Cada um nasceu com uma mutação genética rara, que na puberdade se manifestou em poderes extraordinários. Num mundo cheio de ódio e preconceito, eles são temidos por aqueles que não podem aceitar as suas diferenças. Liderados por Xavier, os X-Men lutam para proteger um mundo que os teme. Eles estão presos numa batalha contra um ex-colega e amigo, Magneto, que acredita que os humanos e os mutantes não devem viver juntos. (Brian Singer)


90 - Batman Begins | Batman – O início [Filme - trailer] - Em Batman - 0 Início, o realizador Christopher Nolan explora as origens do lendário Cavaleiro das Trevas. Após o assassinato dos seus pais, o jovem herdeiro Bruce Wayne (Christian Bale) abandona uma vida de luxo e privilégio e parte numa jornada pelo mundo. Busca os meios para combater a injustiça e transformar o medo numa arma contra os predadores que o utilizam contra os inocentes. Com a ajuda do seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine), do polícia Jim Gordon (Gary Oldman) e do seu aliado Lucius Fox (Morgan Freeman), Wayne regressa a Gotham e liberta o seu alter-ego: Batman, o vingador mascarado que utiliza a sua inteligência, a proeza física e um arsenal de alta tecnologia para combater as forças sinistras que ameaçam apoderar-se da sua cidade. (Christopher Nolan)


91 - Amores perros | Amor Cão [Filme - trailer] - Um terrível acidente de carro une as vidas de um adolescente pobre envolvido em lutas de cães, uma modelo que fica ferida na perna e um assassino misterioso, todos eles a lidar com a perda, o arrependimento e as mais duras realidades da vida. Tudo em nome do amor. (Alejandro González Iñárritu)





95 (170/177) - Employee Of The Month | Funcionário do Mês [Filme - trailer] - Zack e Vince são funcionários de um hipermercado, mas têm ambições diferentes. Vince conseguiu ser chefe de caixa e já ganhou dezassete vezes consecutivas o título de "Funcionário do Mês". Zack sempre teve uma atitude mais despreocupada e, apesar de popular, nunca ganhou qualquer prémio. Mas com a chegada de uma nova colega, Amy, uma loira deslumbrante que tem a reputação de apenas sair com o Funcionário do Mês, a rivalidade entre Zack e Vince acentua-se. (Greg Coolidge)



97 - Solar Blast | Explosão Solar [Documentário] - Durante séculos, o Sol pareceu o corpo cósmico em que mais se podia confiar. Mas os cientistas estão a descobrir que a nossa estrela é violenta e errática.
De facto, o Sol é capaz de semear o pânico na Terra. Tempestades solares podem precipitar-se sobre o nosso planeta com força suficiente para causar estragos ou mesmo destruir sistemas elétricos e eletrónicos de importância crítica. Ironicamente, a nossa tecnologia, cada vez mais sofisticada, dá-nos a sensação de que nos estamos a libertar do ritmo dos céus. No entanto, tornámo-nos ainda mais vulneráveis às explosões solares.
Filmado durante o 'Solar Max', o pico do ciclo de 11 anos de atividade solar, “Explosão Solar” capta, ao mesmo tempo, a fúria do Sol durante o período mais provável para a ocorrência de uma tempestade e o enorme entusiasmo dos pesquisadores solares. Através dos olhos dos cientistas, vamos ser novamente apresentados ao nosso Sol, aquela estrela que pensávamos que, realmente, conhecíamos. (National Geographic)



98 - Vulcano Hunters | Caçadores de Vulcões [Documentário] - Siga dois caçadores de vulcões na sua investigação de uma antiga e controversa teoria que pode ajudar a prever o momento em que um vulcão entra em erupção. É uma hipótese que tem sido estudada, mas nunca desta forma: duas semanas no topo de um vulcão vivo e em plena atividade. O que eles vão descobrir pode arrasar. Se há uma coisa que nós sabemos sobre os vulcões, é que não sabemos o suficiente. Nos últimos 500 anos, um quarto de milhão de pessoas morreu como resultado de erupções de vulcões. Mas nós ainda nos perguntamos: podemos nós prever o que aí vem antes que seja tarde demais? (National Geographic)


99 - Natureza e Fúria - Forces of Nature | Forças da Natureza [Documentário] - É uma espetacular e detalhada visão das forças mais destruidoras da Terra. (National Geographic)






100 - 
II Guerra Mundial: Pearl Harbor – Legacy of an attack | Pearl Harbor - Herança do Ataque [Documentário] - Após um dos ataques furtivos mais notórios da história militar, junte-se à National Geographic para explorar os mistérios ainda não resolvidos e as surpreendentes histórias reais por trás do "dia da infâmia" que mergulhou os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial! Navegue com o Dr. Robert Ballard, descobridor do Titanic, em busca de um submarino japonês anão afundado, que poderia ter mudado a História. Reviva a batalha momentosa através de relatos de testemunhas oculares americanas e japonesas e veja as primeiras imagens assustadoras capturadas dentro do casco afundado do U.S.S, navio de guerra do Arizona. Experimente a história real de 7 de dezembro de 1941, como só a National Geographic pode contar. (narrado por Tom Brokaw) (National Geographic)



101 - 
II Guerra Mundial: D-Day: Men and Machines | Dia D: Homens e Máquinas [Documentário] - Em Janeiro de 1944, a guerra vivia um momento crítico. As tropas de Hitler estavam comprometidas na frente russa e os aliados tinham supremacia no resto do continente. Estava na altura de invadir a França e criar uma segunda frente. Assim, chegou finalmente o Dia-D, no mês de Junho, no qual se travou uma das batalhas mais sangrentas da História, mas também uma das mais importantes, visto que dela dependia o futuro de um mundo imerso no maior conflito bélico de sempre. O dia 14 de Junho de 1944, mais conhecido como Dia-D, é considerado o momento mais decisivo da IIª Guerra Mundial, em que se deu a mais audaz invasão militar da História. Foram 24 horas de uma guerra crua e heróica, que no entanto permitiu vislumbrar a possibilidade de paz. (National Geographic)



102 - II Guerra Mundial: The Battle for Midway | A Batalha de Midway [Documentário] - A quase 1 600 quilómetros de qualquer outro sítio, fica um local isolado, com corais e mar, chamado Midway. Foi aí que, em 1942, americanos e japoneses travaram uma das maiores batalhas que mudou o rumo da IIª Guerra Mundial. E foi novamente aí que o descobridor do Titanic – Dr. Robert Ballard – liderou uma equipa de peritos e quatro veteranos da II Guerra Mundial na viagem das suas vidas. Entram numa corrida contra o tempo para conseguirem o impossível: encontrar pelo menos um dos cinco porta-aviões afundados, incluindo o U.S.S. Yorktown, a mais de 5 000 metros de profundidade. Ouçam as histórias arrasadoras de quatro veteranos e de como cada um sobreviveu à guerra, apesar das enormes adversidades. E esteja com eles, quando estes veteranos prestam uma última homenagem aos camaradas caídos em combate na Batalha por Midway. (National Geographic)



103 - Planeta Terra – 4000 Milhões de Anos de História - A Máquina Viva [Documentário-resumo] - Vulcões, terramotos e exploração submarina. Os cientistas mais reconhecidos do momento falam-nos das placas tectónicas, um dos descobrimentos mais importantes do século XX. (National Geographic)





104 - Planeta Terra – 4000 Milhões de Anos de História - O Planeta Azul [Documentário] - Mergulhe nas profundidades dos oceanos e descubra novas e incríveis formas de vida.
Conheça a força dos furacões e tornados submarinos. (National Geographic)




105 - Planeta Terra – 4000 Milhões de Anos de História - O Mistério do Clima [Documentário-resumo] - Estamos numa nova era glaciar ou a vida na Terra desaparecerá devido a uma grande inundação? Os indicadores sobre o clima de um passado recente e as previsões para o futuro talvez nos forneçam pistas. (National Geographic)



106 - 
Planeta Terra – 4000 Milhões de Anos de História - História de Outros Mundos [Documentário] - O terrível vulcão de Io, a chuva ácida de Vénus, a estrela da morte de Némesis, o planeta Júpiter aparecerá neste DVD graças a incríveis efeitos especiais e imagens gravadas no espaço. (National Geographic)




107 - 4000 Milhões de Anos de História - O Mar Solar [Documentário] - Observem o nascimento violento das riquezas da terra e descubram as reservas de minerais que constituem a base da nossa tecnologia. (National Geographic)





108 - Planeta Terra – 4000 Milhões de Anos de História  - As Forças Extraordinárias da Terra [Documentário] - O vento solar, a aurora boreal, os buracos negros e as erupções solares, num jogo de luzes espetaculares jamais visto! Analisaremos a superfície visível na estrela que torna possível a vida na Terra. (National Geographic)




109 - Planeta Terra – 4000 Milhões de Anos de História - O Destino da Terra [Documentário] - Grandes inundações? Efeito de estufa? Desertificação? Inverno nuclear ou radiação ultravioleta?
Conheçam a capacidade do ser humano para destruir e a nova preocupação em conservar o nosso mundo. (National Geographic)





110 - História Geral da Arte - Arte Grega [Documentário] - A forma humana é o tema primordial da arte grega. Os próprios deuses aparecem retratados como seres humanos. É uma época em que reina a proporcionalidade, algo que está patente em todas as vertentes da arte dos gregos, desde a escultura à arquitetura. Este primeiro documentário dá a conhecer a história da arte grega, tendo por base os três grandes períodos desta que foi a primeira grande civilização do mundo ocidental: o Arcaico, o Clássico e o Helénico.  (Filmes UniMundo II, SA)




111 - História Geral da Arte - Arte Romana [Documentário] - Quando o Imperador Augusto chega ao poder, começa em Roma uma época de prosperidade e civilização; é a Idade de Ouro. Mas a arte romana vinha de trás. Há já muito tempo que a sua arquitetura havia sido levada a pontos nunca antes conhecidos, que materializavam, de forma artística, as pretensões do poder que Roma queria exercer no mundo. Os edifícios de vários andares, os teatros e termas de enormes proporções são bem prova disso. A escultura, os mosaicos e a pintura quase dão vida aos que são retratados. (Filmes UniMundo II, SA)




112 - História Geral da Arte - Arte Paleocristã e Bizantina [Documentário] - Com o início da era cristã, chegou a arte sacra, tal como a conhecemos até hoje. Os primórdios da cristandade lançaram a pedra basilar da arquitetura, da escultura e da pintura que, de inspiração bíblica, se mantêm até hoje como fundamento da arte ocidental. Se há exemplos brilhantes da arte paleocristã, como é o caso da basílica de Ravena, a verdade é que, tal como fica demonstrado neste documentário, foi com Bizâncio que a arte sacra conheceu, em monumentos como a basílica de Santa Sofia, um dos seus pontos de apogeu máximo. (Filmes UniMundo II, SA)




113 - História Geral da Arte - O Românico [Documentário] - A primeira corrente artística nascida na Idade Média, uma época dominada pela Igreja de Roma, não poderia deixar de ser quase exclusivamente dedicada à religião. Mas se é verdade que a época em que o Românico se desenvolveu ficou conhecida como a Idade das Trevas, também não deixa de ser verdade que este estilo artístico nos deixou obras-primas, desde a arquitectura, à pintura, à literatura e à escultura, que ainda hoje iluminam a nossa imaginação. Tendo como base fundamental as grandiosas catedrais francesas, este documentário leva-nos numa viagem a uma das mais espantosas correntes da História da Arte, o Românico. (Filmes UniMundo II, SA)




114 - História Geral da Arte - O Gótico [Aula] - Uma corrente artística de origem eminentemente francesa, o Gótico levou ao extremo a grandiosidade da arte sacra. Espalhando-se rapidamente pela Europa, veio substituir, com base em maior ornamentação escultural e no abandono do arco romano em benefício do arco ogival, a arte românica. Tem nos vitrais que ornamentam as suas igrejas e catedrais, um dos expoentes máximos da sua inovação artística. Neste documentário, iremos visitar alguns dos exemplos mais espantosos da Arte Gótica, como a Catedral de Chartres, em França. (Filmes UniMundo II, SA)




115 - História Geral da Arte - O Renascimento [Aula] - Eis a época que revolucionou a História da Arte. Foi no período do Renascimento que os grandes artistas se tornaram grandes figuras históricas. A arte ganhou um rosto. Foi um período de revivalismo das artes clássicas, grega e romana. A pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura… Todas as vertentes da arte conheceram um apogeu que, num tão curto período de tempo, cerca de trezentos anos, nunca tinha acontecido. E se isto não bastasse, esta foi a época de Leonardo da Vinci, Rafael e Miguel Ângelo. (Filmes UniMundo II, SA)




116 - História Geral da Arte - O Barroco [Aula] - A Arte Barroca tem como tema central o triunfo do homem sobre a natureza. É daí que vem a sua grandiosidade. Se pensarmos em monumentos como Versalhes, o Hermitage ou Mafra,
apercebemos-nos bem da vontade que os seus construtores tinham de provar a dimensão humana em comparação com tudo o resto. A História da Arte ficou mais rica com o Barroco, mas também é verdade que esta corrente artística veio cavar um fosso entre o homem e a natureza que o rodeia. (Filmes UniMundo II, SA)




117 - História Geral da Arte -
O Rococó [Documentário] - A opulência que tinha vindo com o Barroco, e o afastamento entre o homem e a natureza, acabaram por criar, dentro dessa mesma vertente artística, uma contracorrente. Foi a génese do Rococó. Esta corrente artística, nascida em França no século XVIII, associada à Idade das Luzes, veio desvalorizar a grandiosidade física da arte, incutindo-lhe características que permitissem uma maior valorização da mente humana. É assim que os grandes palácios são substituídos pelas pequenas "maisons de plaisance". O próprio Frederico II, rei da Prússia, construiu o seu palácio de Sans-Souci com “um lugar para pensar”. (Filmes UniMundo II, SA)




118 - História Geral da Arte -
O Século XIX [Documentário] - O século XIX foi de uma riqueza única no que à arte diz respeito. É o século que nasce com o Neoclássico e acaba com o Impressionismo. Pelo meio, ficaram o Romantismo, o Realismo, o Historicismo… Cada uma destas correntes poderia ter dado um episódio por si só. É também o primeiro século em que os avanços da revolução industrial finalmente chegam às populações. Os avanços na arquitetura permitiram não só as extravagâncias de Luís da Baviera, mas também uma nova característica, a comodidade. Com o século XIX, nasce a arte da modernidade. (Filmes UniMundo II, SA)



119 - História Geral da Arte -
O Século XX [Documentário] - Na senda do final do século XIX, o início do século XX marca o rompimento definitivo com o tradicionalismo artístico. É a época da busca de novos horizontes, novos caminhos, novas formas. É um período que assiste a uma procissão interminável de correntes artísticas, liderada pelo Expressionismo, pelo Cubismo, pelo Surrealismo. É o século de Picasso, de Dalí, de Pollock e de outros nomes incontornáveis da arte. O século XX é o período que marca o fim, ainda que provisório, da História da Arte. (Filmes UniMundo II, SA)


120 - Itinerários Portugueses - Cochim [Documentário] - Um documentário que está organizado à volta da divulgação da herança cultural indo-portuguesa, com imagens comentadas dos exemplos mais marcantes da arquitetura civil e religiosa e dos núcleos habitacionais marcados pela nossa tradicão. A memória portuguesa está patente na vida ativa diária, comercial e artística de Cochim, hoje capital de Estado de Kerala e das circunvizinhas Cranganor, Calecute, Travancore e Coulão. É indiscutível a influência das comunidades católicas indo-portuguesas e das suas antecessoras nestorianas ou santomenses em toda a região.(Fernando Matos Silva)



121 - Itinerários Portugueses - Ilha de Moçambique [Documentário] - Desde que Vasco da Gama aí aportou em 2/03/1498, a presença portuguesa não mais deixou de se consolidar até aos finais do séc. XX. Por quase quatro séculos, a Ilha de Moçambique foi a capital da África Oriental. Encruzilhada de civilizações, é exemplo máximo de ecumenismo; aqui conviveram lado a lado africanos, muçulmanos, ismaelitas, hindus e europeus. Fica a nostalgia e a saudade desta terra colorida pelas capulanas das mulheres, os animados batuques de quintal dos homens, os sorrisos travessos das crianças e os inebriantes pores do sol só compreendidos por quem já África pisou. (Fernando Matos Silva)



122 - Itinerários Portugueses - Goa [Documentário] - Situada na Costa do Malabar, Goa tem como origem uma colónia de Brâmanes do século XI. Na Velha Cidade, permanecem grandes e majestosas igrejas e mosteiros de rara beleza, desafiando o tempo e as suas vicissitudes. Grandes e humildes, devotos e aventureiros, missionários e comerciantes tiveram aí o seu ponto de passagem e paragem obrigatória. Terra sonhada onde muitos deixaram a vida e todos o coração! Ser goês é ser indiano com saudades de Portugal, é ser português com saudades da Índia, ou antes, é ser uma e outra coisa traduzida numa só realidade: ser goês. Cidade encantada, caminha para o futuro entre as memórias, recusando perder a curiosidade cultural e o orgulho do passado. (Fernando Matos Silva)



123 - Itinerários Portugueses - Malaca [Documentário] - Situada no Estreito de Malaca, cresceu sendo o maior centro e porto dos navios vindos do Médio Oriente, Índia e China, contribuindo para a expansão portuguesa e fundamentalmente para o nosso comércio. Após a tomada da cidade, construiu-se uma grandiosa fortaleza para defesa da nossa posição. De pé, temos apenas a antiga Porta de Santiago, hoje por todos apelidada de A Famosa Gate. Atravessando-a, uma longa escadaria conduz-nos à Igreja de S. Paulo, onde esteve sepultado S. Francisco Xavier. É local de peregrinação para católicos e também ponto de paragem em sinal de respeito e veneração de outros credos. Perdura a influência lusa através dos sabores, das danças, dos cantares; no bairro português, fala-se diariamente a língua de Camões, como veículo de transmissão oral às novas gerações. (Pedro Palma)



124 - Itinerários Portugueses - Diu [Documentário] - Na Península do Gujarate, esta pequena ilha beijada pela brisa do mar, bela e serena, é um quadro de calmaria, de praias douradas e uma história fascinante. A fortaleza de Diu, o mais impressionante conjunto de muralhas que alguma ilha suportou, foi palco de longos cercos Foi local onde os portugueses sofreram e defenderam com persistência e indescritíveis sacrifícios. Diu passou a ser uma palavra mágica no mundo do séc. XVI, pelo reconhecimento do heroísmo e das nossas capacidades. O povo perpétua a sua herança, dos antigos rituais à língua, mantendo uma forte lealdade a Portugal. A atestar essa lealdade, permanecem, nas paredes das casas, relógios mantendo a hora de Lisboa. (Fernando Matos Silva)



125 - Itinerários Portugueses - Damão [Documentário] - Após severas tentativas, finalmente a 2 de fevereiro de 1559 os portugueses conquistam Damão. Abrangendo parte do distrito do Guajarate e de Maharashtra, possuímos também os dois enclaves de Dadra e Nagar Haveli, tendo Silvassa por capital. As suas densas florestas de teca e a proximidade de Damão tornaram estes territórios preciosos para Portugal. As suas madeiras foram essenciais à nossa construção naval. Damão está repleto de história e cada pedra encerra a sua própria história. Gente simpática, comunicativa e hospitaleira cultiva a importância do amor, da compaixão e da tolerância. Descendente de portugueses, a fama dos nossos antepassados tornou-se lendária e a nossa memória surge em cada canto quer espiritual quer culturalmente. (Fernando Matos Silva)



127 - Superman IV: The Quest for Peace | Superman IV - Em Busca da Paz [Filme - trailer] - Lex Luthor (Gene Hackman) fabrica um homem (Mark Pillow) com a mesma estrutura molecular de Superman (Christopher Reeve), ou seja, com os mesmos poderes. A criatura está programada para destruir o Homem de Aço e, quando o duelo tem início, o confronto torna-se uma grande ameaça à paz mundial. (Sidney J. Furie)





128 - Superman Returns |Superman – O regresso [Filme - trailer] - Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman (Brandon Routh) retorna ao planeta Terra. Porém, a situação em Metrópolis está bastante mudada desde que o Homem de Aço deixou o planeta, pois a cidade acostumou-se a viver sem ele. Além disto, Lois Lane (Kate Bosworth), sua grande paixão, seguiu a sua vida após o desaparecimento do herói. Ao mesmo tempo que precisa adaptar-se à nova realidade, Superman também precisa enfrentar um antigo inimigo, que planeia um meio de acabar com ele de uma vez por todas. (Brian Singer)



129 - Batman Forever | Batman Para Sempre [Filme - trailer] - Batman tem de enfrentar o antigo procurador-público Harvey Dent, que agora é o Duas-Caras, e ainda Edward Nygma, o Enigma, com a ajuda de uma psiquiatra sedutora e Robin, um jovem acrobata de circo que se torna o seu parceiro. (Joel Schumacher)






130 - X2: X-Men United | X-Men 2 [Filme - trailer] - Odiados e olhados com desconfiança entre humanos e mutantes, o ataque sem razão de um mutante ao Presidente dos Estados Unidos dá ao General William Stryker (Brian Cox) a sua oportunidade, há muito ansiada, para desencadear uma guerra sem limites contra os mutantes. É uma guerra que só deixará viva uma raça. Xavier (Patrick Stewart), Wolferine (Hugh Jackman), Storm (Halle Berry) e os outros X-Men têm que se unir ao seu antigo adversário, Magneto (Ian McKellen), para prevenir um confronto devastador que poderá exterminar todos os habitantes do planeta. (Bryan Singer)



131 - Superman III | Superman III [Filme - trailer] - Superman (Christopher Reeve) enfrenta agora um computador diabólico, programado por um génio da informática que pretende dominar o mundo. (Richard Lester)







132 - X-Man: The Last Stand | X-Men: O Confronto Final [Filme - trailer] - É descoberta uma cura para os mutantes, que agora podem optar por manter os seus poderes ou tornarem-
se seres humanos normais. A descoberta põe em campos opostos Magneto (Ian McKellen), que acredita que esta cura se tornará uma arma contra os mutantes, e os X-Men, liderados pelo professor Charles Xavier (Patrick Stewart). (Brett Ratner)



133 - Spider-Man 3 |Homem - Aranha 3 [Filme - trailer] - Peter Parker conseguiu encontrar um meio-termo entre os seus deveres como Homem-Aranha e o seu relacionamento com Mary Jane. Porém, o sucesso como herói e a bajulação dos fãs, entre eles Gwen Stacy, faz com que se torne auto-confiante demais e passe a negligenciar as pessoas que se importam com ele. A situação muda quando precisa enfrentar Flint Marko, mais conhecido como Homem-Areia, ligado à morte do seu tio Ben. Tendo que lidar com o sentimento de vingança, Peter passa a usar um estranho uniforme negro, que se adapta ao seu corpo. (Sam Raimi)




134 - Spy Kids 2: The Island of Lost Dreams | Spy Kids 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos [Filme - trailer] - Quando o mundo se defronta com problemas, Carmen (Alexa Vega) e Juni (Daryl Sabara), os mais novos agentes secretos da história, são chamados à ação novamente. Agora eles precisam enfrentar o Dr. Romero (Steve Buscemi), um perigoso geneticista que vive numa misteriosa ilha juntamente com as criaturas por ele criadas. Ao mesmo tempo, Carmen e Juni precisam enfrentar jovens espiões rivais, Gary (Matthew O'Leary) e Gerti (Emily Osment), que elaboraram um plano para capturar todos os agentes da família Cortez, incluindo os avós da jovem dupla. (Robert Rodriguez)



135 - Superman I | Superman I [Filme - trailer] - Jor-El (Marlon Brando), um cientista famoso, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá crédito. Assim, decide salvar o seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto, trabalhando como repórter num jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele é obrigado a revelar-se para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um génio do mal, obriga-o a desdobrar-se para evitar a morte de milhões de pessoas. (Richard Donner)



136 (296) - Batman | Batman [Filme - trailer] - Em Gotham City, o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton), cujos pais, quando era jovem,foram assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e esse facto torna-se um grande desafio para o super-herói. (Tim Burton)






137 - Spider-Man 2 | Homem - Aranha - 2 [Filme - trailer] - Em Homem-Aranha 2, após derrotar o Duende Verde, a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua a esconder o amor que sente e mantém-se longe dela. Ao mesmo tempo, precisa de lidar com Harry (James Franco), o seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo o assassino do seu pai. Além disso, a sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto lida com os seus problemas particulares, Peter recebe uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo. (Sam Raimi)



138 - Superman II | Superman II - A Aventura Continua [Filme - trailer] - Três perigosos prisioneiros do extinto planeta Krypton, que estavam confinados na Zona Fantasma, libertam-se graças a uma explosão. O trio parte então para a Terra, onde passam a ter os mesmos poderes do Super-Homem, mas o objetivo deles é dominar o planeta. (Richard Lester)






139 - Spider – Man | Homem Aranha [Filme - trailer] - Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem estudioso que vive com os seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que os seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em relacionar-se com os seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd. Até que, numa demonstração científica, um acidente inesperado faz com que uma aranha modificada geneticamente pique Peter. A partir de então, o seu corpo é quimicamente alterado pela picada da aranha. Inicialmente, Peter pensa em usar os seus novos poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e apresentando-se em lutas de exibição. Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar ser sua obrigação capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando o seu tio Ben. A partir de então, Peter decide não mais usar os seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal (Sam Raimi)



141 - Planeta Ronaldo [Filme] - Durante oito meses os repórteres da SIC acompanharam, em Manchester, o dia-a-dia do vice-campeão de futebol da Europa, campeão inglês e considerado o melhor jogador e melhor jogador jovem da liga mais competitiva do mundo: a liga inglesa. Alex Fergunson, Luíz Felipe Scolari, Marcelo Lippi, Luís Figo e José Mourinho são apenas alguns dos depoimentos exclusivos nesta grande reportagem, onde se trilham caminhos do passado, desde a infância pobre do jovem prodígio ao sucesso repentino. Tudo isto ilustrado com imagens, fotos, documentos inéditos e depoimentos singulares de familiares, amigos e vizinhos. (SIC Reportagem)



142 - Me, Myself & Irene | Ela, eu & o outro [Filme - trailer] - Charlie Baileygates é um polícia com dezassete anos de carreira. Ele é um trabalhador prestável e um pai extremoso. Infelizmente, Charlie sofre de transtorno de dupla personalidade e, quando não toma os seus remédios, Hank, o seu alter-ego agressivo, toma o controlo. Os dois lados do agente apaixonam-se pela mesma mulher e brigam entre si para conquistar o coração de Irene. (Bobby Farrelly /Peter Farrelly)





143 - NeverwasTerra mágica [Filme - trailer] - Passado e presente, fantasia e realidade, verdade e ficção intercalam-se numa complexa tapeçaria. Zack Riley é um psiquiatra que aceita um cargo na instituição mental onde o pai, T. L. Pierson, célebre autor de livros infantis, foi internado anos antes. O adorado volume de Pierson, “Terra Mágica”, trouxe alegria às crianças de todo o mundo, mas as memórias de infância de Jack são as de um pai perturbado, que lutava desesperadamente para vencer os próprios demónios. No 25º aniversário da sua trágica morte, Maggie Paige, uma jornalista para quem “Terra Mágica” foi o Santo Graal da sua infância, parte em descoberta da verdade sobre o evasivo autor. (Joshua Michael Stern)



144- Five Children and It | Os 5 & Eu [Filme] - O que julgavam vir a ser um Verão aborrecido no campo, está prestes a tornar-se na mais excitante aventura das suas vidas, quando cinco miúdos encontram uma fada da areia que lhes irá realizar os sonhos mais ousados... Mas com uma condição... (John Stephenson)






145 - Elephant Tales | Pequenos Grandes Elefantes [Filme - trailer] - Dois jovens elefantes ficam órfãos, vítimas de caça furtiva. Em busca da mãe e de uma nova manada pelas espetaculares paisagens de África, juntam-se a outros órfãos, vítimas do mesmo destino! (Mario Andreacchio)






146 - Doctor StrangeVingadores Supremos - Doutor Estranho [Filme - trailer] - O que começa como um ferimento capaz de colocar um ponto final na carreira do Doutor Estranho, transforma-se numa viagem à descoberta do seu verdadeiro destino, aquele que assenta no reino da magia. Como Mago Supremo, o Doutor Estranho será tanto um grande curandeiro como um herói místico, protegendo o mundo das criaturas das trevas. (Jay Oliva e Frank Paur)


148 - Big | Big [Filme - trailer] - O filme apresenta-nos um rapaz de treze anos preso no corpo de um homem de trinta. Numa feira, Josh Baskin (Hanks) deseja ser grande. No dia seguinte, acorda e descobre que o seu desejo foi realizado! Com a ajuda de Billy (Jared Rushton), seu melhor amigo, Josh consegue um trabalho numa companhia de brinquedos. Aqui, seguindo o seu instinto infantil, consegue saber o que as crianças querem. Isso faz com que o ingénuo Josh se torne irresistível para uma bela e ambiciosa colega (Elizabeth Perkins). Mas, quanto mais Josh experimenta a vida de adulto, mais deseja voltar a ser criança. (Penny Marshall)


149 - Natural Killers
Lado a lado com os predadores - Tigre dos Pântanos [documentário] - Este filme/documentário extraordinário proporciona um vislumbre fascinante da vida de duas famílias de tigres, levando-nos a ficar tão próximo que nos vai faltar a respiração. (Aqua Vision TV Productions)




151 - Dude, Where’s my Car? | Onde está o carro, meu? [Filme] - Jesse (Ashton Kutcher, The 70's Show) e Chester (Sean William Scott de American Pie) são dois amigos que, acima de tudo, partilham o gosto pelas festas e paródias desmedidas. Ontem à noite tiveram uma dessas noites. Tão incrivelmente louca que hoje não se conseguem lembrar de nada, inclusive onde estacionaram o carro.
A sua única pista, o nome de um clube de striptease, vai levá-los a reviver a sua noite, num esforço titânico para encontrar o carro desaparecido. (Danny Leiner)



152 - The Pink Panther | Pantera Cor-de-rosa vol.2 - Episódios 13 a 24 [episódio 24] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




153 - The Pink Panther | Pantera Cor-de-rosa vol.3 - Episódios 25 a 36 [episódio 36] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)


154 -Tricky Women 2007 international Women's Animation Film Festival | Tricky Women 2007, Animação, curtas presentes no Festival de Animação [Filme - trailer] - O cinema de animação está a crescer e está cada vez mais a moldar a nossa vida quotidiana, os media, a arte, a publicidade e as paisagens urbanas. Tricky Women é o único festival de filmes de animação na Áustria e - único na Europa - é dedicado especificamente ao cinema de animação internacional feminino. Com a competição internacional, retrospectivas, apresentações de renomeadas escolas de cinema, programas com curadoria e fóruns de discussão, Tricky Women oferece uma visão geral impressionante do cinema de animação atual em todo o mundo. Tricky Women torna o filme de animação artística acessível a um público mais amplo. (Regina Pessoa e outras)


155 - Tales from the Tomb – Robbing the Dead | Mistérios do Antigo Egipto, Ladrões de Túmulos [Filme] Eles chegam de noite e atacam sem aviso, violando o repouso eterno dos grandes reis e rainhas do Egito. Estes ladrões de túmulos pilham riquezas desde o princípio dos tempos. É um jogo do gato e do rato entre os bandidos e a realeza que começou já há muitos séculos. (National Geographic)




156 - My Boss's Daughter | A Filha do Patrão [Filme - trailer] - Tom (Ashton Kutcher) trabalha num posição de pouco destaque numa das maiores editoras livreiras de Chicago. Apesar de aterrorizado pelo patrão Jack Taylor (Terence Stamp), Tom também sonha acordado com a lindíssima e irresistível Lisa (Tara Reid), a filha do patrão.
Um dia, Lisa pede a Tom para lhe fazer um favor e aparecer em casa do pai, nessa noite. Ele pensa que a vai levar a uma festa, mas quando lá chega percebe o verdadeiro propósito: vai ter que tomar conta da casa porque Jack tem que se ausentar e Lisa vai sair com o namorado. Claro que Jack é obcecado pela limpeza e tem uma devoção obsessiva à sua coruja de estimação, OJ. Quando alguns convidados indesejáveis começam a chegar, Tom percebe que os problemas estão também a começar. Gera-se o caos dentro da casa e Tom vê-se perante a possibilidade de perder não só o juízo e o emprego, mas também a rapariga dos seus sonhos. (David Zucker)


157 - Para Sempre [documentário] - Para sempre é um documentário realizado pelo sobrevivente do mais trágico acidente de viação ocorrido em Portugal, no ano de 2004. João Cordeiro faz um alerta para os perigos da estrada, apelando à tomada de consciência coletiva para este drama. (João Cordeiro)






158 - Get Over It | Esquece … e siga [Filme - trailer] - Esquece… e siga é uma divertida história da maré de azar de um adolescente. Ele acaba com a namorada e, para a ter de volta, está disposto a tudo - incluindo deixar a equipa de basquetebol e tentar uma audição para um papel numa peça de Shakespeare.
É toda uma sucessão de divertidas situações enquanto tenta tudo por tudo para a recuperar. No entanto, é só quando ele deixa de se lamentar pela perda da namorada, que ele começa a interessar-se pela irmã mais nova do seu melhor amigo (Kristen Dunst), acabando por descobrir que o romance, afinal, está em todo o lado. (Tommy O’Haver)



159 - 
The Pink Panther | Pantera Cor-de-Rosa vol.6 - Episódios 61 a 72 [episódio 72] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)





160 - 
The Pink Panther Pantera Cor-de-Rosa vol. 7 - Episódios 73 a 85 [episódio 85] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




161 - 
The Pink Panther | Pantera Cor-de-Rosa vol. 5 - Episódios 49 a 60 [episódio 60] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




162 - Elvis Has Left the BuildingElvis deu de Fuga [Filme - trailer] - Harmony Jone (Basinger) é uma vendedora ambulante de cosméticos cuja vida é moldada por um encontro antes do tempo com o próprio Rei. A sua vida sofre uma reviravolta quando, inadvertidamente, mata um imitador do Elvis e foge. Em fuga do FBI, Harmony descobre, para horror próprio, uma certa perícia em matar imitadores de Elvis que lhe passem pelo caminho. As suas preces em evitar tudo o que esteja relacionado com o Rei são postas de lado, quando um homem bonito (Corbett) se apaixona por ela e não desiste de a conquistar… com o seu fiel fato de Elvis a reboque! (Joel Zwick)


163 - The Thin Blue Line | A Bela Farda Azul, Série 2  - Episódios 1 a 7 [episódio 7] - Rowan Atkinson está de volta com aventuras hilariantes. Desta vez, é polícia e tudo pode acontecer quando veste a farda azul. Que o digam os seus companheiros de trabalho que desesperam quando as mais inesperadas situações acontecem na esquadra! (Ben Elton)

164 - Lisboetas [documentário] - Lisboetas é um documentário político sobre a vaga de imigração que mudou Portugal. É o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível.
É uma viagem a uma cidade desconhecida, a um país escondido, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui.
Eis um filme incómodo que deixa muitas questões em aberto – porque é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar. (Sérgio Tréfaut)



165 - Jerry Seinfeld, Comediante. De onde vem a comédia? [Filme - trailer] - Comediante é um olhar único e atraente sobre o caminho percorrido por Jerry Seinfeld para chegar à ribalta, assim como todo o cómico de stand up. Não sendo um filme sobre o espetáculo nem um documentário biográfico, Comediante observa de perto o nascimento de uma atuação cómica e mostra-nos detalhes sobre a vida dos bastidores e o desafio de fazer as pessoas rir. Já tendo trabalhado anteriormente com Jerry Seinfeld, o realizador Christian Charles e o produtor Gary Streiner acompanharam-no de clube em clube com duas câmaras de filmar amadoras, em todas as noites em que ele atuou, durante mais de um ano. No palco, Seinfeld fala sobre o casamento, relembra o tempo em que era considerado o solteiro mais cobiçado do país e oferece uma nova perspetiva sobre as observações do dia-a-dia. (Christian Charles)


166 -Genesis | Génesis [Filme - trailer] - Um feiticeiro africano conta a história da criação do mundo, do nascimento do universo e das estrelas, dos inícios vulcânicos, da aparição dos primeiros sinais de vida, da conquista da terra. Fala do tempo, do nascimento, do amor e da morte. E os animais são os intérpretes desta génese encantadora, moderna e intemporal. (Claude Nuridsany e Marie Pérennou)





167 - 
The Pink Panther | Pantera Cor-de-Rosa vol. 9 - Episódios 99 a 111 [episódio 111] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




168 - 
The Pink Panther | Pantera Cor-de-Rosa vol. 10 - Episódios 112 a 124  [episódio 124] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




169 - Darwin´s Nightmare | O Pesadelo de Darwin [documentário] - As margens do maior lago tropical do mundo, considerado como o berço da Humanidade, são hoje o palco do pior pesadelo da globalização. Na Tanzânia, nos anos 60, a perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzida no lago Vitória, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas foram dizimadas. Desta catástrofe ecológica, nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso para todo o hemisfério norte.
Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus são os atores de um drama que ultrapassa as fronteiras do país africano. No céu, enormes aviões de carga da ex-União Soviética formam um ballet incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: o comércio de armas. (Hubert Sauper)


(95) 170 (177) - Employee Of The MonthFuncionário do Mês [Filme - trailer] - Zack e Vince são funcionários de um hipermercado, mas têm ambições diferentes. Vince conseguiu ser chefe de caixa e já ganhou dezassete vezes consecutivas o título de "Funcionário do Mês". Zack sempre teve uma atitude mais despreocupada e, apesar de popular, nunca ganhou qualquer prémio. Mas com a chegada de uma nova colega, Amy, uma loira deslumbrante que tem a reputação de apenas sair com o Funcionário do Mês, a rivalidade entre Zack e Vince acentua-se. (Greg Coolidge)


171 - The Pianist | O Pianista [Filme - trailer] - Um brilhante pianista judeu polaco testemunha a ocupação nazi em Varsóvia e assiste à deportação da sua família para os campos de trabalho, mas consegue escapar, iludindo os nazis, e sobreviver entre as ruínas da capital polaca. (Roman Polanski)





172 (175) - The Prince & the Freshman | O Príncipe & Eu [Filme] - Edward, príncipe da Dinamarca, está a tentar fugir de uma vida que não pode escolher. Para escapar às suas obrigações reais, vai para Wisconsin e finge ser Eddie, um estudante normal. Lá, encontra Paige, uma estudante que sonha ser médica. Quando Edward e Paige se apaixonam e se torna iminente a coroação de Eddie como rei, Page terá de escolher entre os dois sonhos: ser princesa ou a médica que sempre ambicionou. (Martha Coolidge)



173 (174) - St. Trinian’s | Giras e Passadas [Filme - trailer] - St. Trinian''s é um colégio inglês para raparigas que é conhecido não pela disciplina mas sim pela ausência dela. As raparigas vivem numa total liberdade de expressão e doutrina anarquista. Para as alunas, é o colégio perfeito. Para as autoridades é uma escola a fechar! Para além da dificuldade financeira que atravessa, o colégio tem agora que enfrentar também o Ministério da Educação determinado em impor ordem em St. Trinian''s. Destemidas e inteligentes, as alunas estão dispostas a defender a sua escola com unhas e dentes, nem que para isso tenham de roubar o valioso "Rapariga com Brinco de Pérola" de um museu! (Oliver Parker / Barnaby Thompson)


 (173) 174 - St. Trinian’s Giras e Passadas [Filme - trailer] - St. Trinian''s é um colégio inglês para raparigas que é conhecido não pela disciplina mas sim pela ausência dela. As raparigas vivem numa total liberdade de expressão e doutrina anarquista. Para as alunas, é o colégio perfeito. Para as autoridades é uma escola a fechar! Para além da dificuldade financeira que atravessa, o colégio tem agora que enfrentar também o Ministério da Educação determinado em impor ordem em St. Trinian''s. Destemidas e inteligentes, as alunas estão dispostas a defender a sua escola com unhas e dentes, nem que para isso tenham de roubar o valioso "Rapariga com Brinco de Pérola" de um museu! (Oliver Parker / Barnaby Thompson)


(172) 175 - The Prince & the Freshman |
O Príncipe & Eu [Filme] - Edward, príncipe da Dinamarca, está a tentar fugir de uma vida que não pode escolher. Para escapar às suas obrigações reais, vai para Wisconsin e finge ser Eddie, um estudante normal. Lá, encontra Paige, uma estudante que sonha ser médica. Quando Edward e Paige se apaixonam e se torna iminente a coroação de Eddie como rei, Page terá de escolher entre os dois sonhos: ser princesa ou a médica que sempre ambicionou. (Martha Coolidge)



176 - The Devil Wears PradaO Diabo veste Prada [Filme - trailer] - Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova Iorque. Ela fica a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da oportunidade que muitos sonhariam em conseguir, Andrea rapidamente se apercebe que trabalhar com Miranda não é fácil. (David Frankel)



(95/170) 177 - Employee Of The MonthFuncionário do Mês [Filme - trailer] - Zack e Vince são funcionários de um hipermercado, mas têm ambições diferentes. Vince conseguiu ser chefe de caixa e já ganhou dezassete vezes consecutivas o título de "Funcionário do Mês". Zack sempre teve uma atitude mais despreocupada e, apesar de popular, nunca ganhou qualquer prémio. Mas com a chegada de uma nova colega, Amy, uma loira deslumbrante que tem a reputação de apenas sair com o Funcionário do Mês, a rivalidade entre Zack e Vince acentua-se. (Greg Coolidge)



181 - Cube | Cubo [Filme - trailer] - Um polícia (Maurice Dean Wint), um ladrão (Wayne Robson), uma matemática (Nicole de Boer), uma psicóloga (Nicky Guadagni), um arquiteto (David Hewlett) e um jovem autista (Andrew Miller) são misteriosamente presos em um labirinto de alta tecnologia. Sem comida nem água, eles precisam encontrar um meio de sair do local. Mas precisam também tomar cuidado para não acionar armadilhas letais, que surgem em estranhos cubos. (Vicenzo Natali)



182 (185) - Transformers | Gladiformers: Os Novos Transformers [Filme] - A Arena de Centuris é palco das lutas mais brutais entre potentes robôs gladiadores, os Gladiformers, que lutam para sobreviver perante as apostas ferrenhas dos Supremobots. Quando Julius Drive,o príncipe regente, é obrigado a participar nas terríveis batalhas, a realidade desses carros que se transformam em robôs pode mudar. (Michael Bay)



183 - Under suspicion | Sob Suspeita [Filme - trailer] - Henry Hearst (Gene Hackman) é um rico e famoso advogado que, chega ao Festival de San Sebastian em San Juan, Porto Rico, com a sua bela esposa (Monica Bellucci), dispostos a auxiliar na recolha de verbas para os sem-abrigo da ilha, vítimas da fúria de um furacão devastador. Porém, a meio da festa, ele e a sua esposa são chamados para depor na polícia, a favor do seu amigo Victor (Morgan Freeman), para esclarecer a situação visto que, no dia anterior, Henry encontrou o corpo de uma menina de 12 anos. A partir de então, tem início um interrogatório que faz com que Henry perceba que  está a ser acusado de ter cometido o crime. (Stephen Hopkins)


184 - The Invincible Iron Man | Vingadores Supremos: Homem de Ferro [Filme - trailer] - Numa misteriosa e remota região da China, jaz uma cidade há muito esquecida, o último local de descanso de uma dinastia brutal. É um local de um mal indescritível, cujos segredos obscuros deveriam ter sido esquecidos pelo tempo. Está agora a ser desenterrada. O selo de cárcere é quebrado. Blizzard, Whirlwind, Firebrand e Earth Mover, o quarteto de elementos demoníacos é solto. O seu objetivo: recuperar os cinco anéis encantados que irão restituir o seu temeroso mestre ao poder.
Só uma pessoa tem a força para lhe fazer frente: o Homem de Ferro. (Jay Oliva e Patrick Archibald)


(182) 185 - Transformers
Gladiformers, Os NovosTransformers [Filme] - A Arena de Centuris é palco das lutas mais brutais entre potentes robôs gladiadores, os Gladiformers, que lutam para sobreviver perante as apostas ferrenhas dos Supremobots. Quando Julius Drive,o príncipe regente, é obrigado a participar nas terríveis batalhas, a realidade desses carros que se transformam em robôs pode mudar. (Michael Bay) 




186 - A Man Apart | Um Homem à Parte [Filme - trailer] - Vin Diesel é Sean Vetter, um polícia do departamento de combate ao narcotráfico, cuja mulher é brutalmente assassinada. Vetter tem como missão acabar com os cartéis que dominam o tráfico na fronteira entre os EUA e o México. Quando o principal barão de um dos cartéis é preso um homem misterioso conhecido como Diablo, assume o comando das operações. Vetter e o seu colega têm de unir esforços com o chefe do cartel preso para tentar apanhar este novo e perigoso traficante. (
F. Gary Gray)




187 - 
The Pink Panther | Pantera Cor-de-Rosa vol. 4 - Episódios 37 a 48 [episódio 48] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




188 - Scary Movie 2 | Scary Movie 2 - Um susto de Filme [Filme - trailer] - Esta sequela é um filme para adolescentes que parodia cenas de outras películas. É um misto de filme de terror e de comédia - na linha de Scream - mas que aposta mais na sátira. (Keenen Ivory Wayans)





189 - Austin Powers: The Spy Who Shagged Me | Austin Power: O Espião Irresistível [Filme - trailer] - O dr. Evil tem o plano de desenvolver uma máquina do tempo e voltar aos anos 60 para roubar a magia de Austin Powers, que assim não poderia impedir o vilão de disparar um
laser gigante sobre a Terra. Mas Austin também regressa ao passado e, com a ajuda da agente Felicity Shagwell, vai em busca da força perdida. (Jay Roach)




(162) 190 - Elvis Has Left the Building | Elvis deu de Fuga [Filme - trailer] - Harmony Jone (Basinger) é uma vendedora ambulante de cosméticos cuja vida é moldada por um encontro antes do tempo com o próprio Rei. A sua vida sofre uma reviravolta quando, inadvertidamente, mata um imitador do Elvis e foge. Em fuga do FBI, Harmony descobre, para horror próprio, uma certa perícia em matar imitadores de Elvis que lhe passem pelo caminho. As suas preces em evitar tudo o que esteja relacionado com o Rei são postas de lado, quando um homem bonito (Corbett) se apaixona por ela e não desiste de a conquistar… com o seu fiel fato de Elvis a reboque! (Joel Zwick)


(156) 191 (263) - My Boss's Daughter | A Filha do Patrão  [Filme - trailer] - 
Tom (Ashton Kutcher) trabalha num posição de pouco destaque numa das maiores editoras livreiras de Chicago. Apesar de aterrorizado pelo patrão Jack Taylor (Terence Stamp), Tom também sonha acordado com a lindíssima e irresistível Lisa (Tara Reid), a filha do patrão.
Um dia, Lisa pede a Tom para lhe fazer um favor e aparecer em casa do pai, nessa noite. Ele pensa que a vai levar a uma festa, mas quando lá chega percebe o verdadeiro propósito: vai ter que tomar conta da casa porque Jack tem que se ausentar e Lisa vai sair com o namorado. Claro que Jack é obcecado pela limpeza e tem uma devoção obsessiva à sua coruja de estimação, OJ. Quando alguns convidados indesejáveis começam a chegar, Tom percebe que os problemas estão também a começar. Gera-se o caos dentro da casa e Tom vê-se perante a possibilidade de perder não só o juízo e o emprego, mas também a rapariga dos seus sonhos. (David Zucker)


192 (193) - Spider-Man | Homem Aranha - A Saga de Venom [Filme - trailer] - A lenda do Homem-Aranha continua com uma batalha épica contra um dos seus maiores inimigos. Quando um elemento alienígena cai nas mãos erradas, um novo e mortífero criminoso é libertado. Testemunhe toda a acção animada e a excitação de arrepiar deste espetacular embate, em Homem-Aranha: A saga de Venom. (Sam Raimi)




(192) 193 - Spider-ManHomem Aranha - A Saga de Venom [Filme - trailer] - A lenda do Homem-Aranha continua com uma batalha épica contra um dos seus maiores inimigos. Quando um elemento alienígena cai nas mãos erradas, um novo e mortífero criminoso é libertado. Testemunhe toda a ação animada e a excitação de arrepiar deste espetacular embate, em Homem-Aranha: A saga de Venom. (Sam Raimi)





194 - Uma Aventura na Casa Assombrada [Filme - trailer] - São as aventuras de Chico (Francisco Areosa), João (César Brito), Pedro (Luís Lopes) e as gémeas Luísa e Teresa (Margarida e Mariana Martinho) em busca do "Espírito do Mundo", um diamante azteca roubado há vários séculos. Durante um fim-de-semana de aventura na Serra de Sintra, os cinco amigos travam conhecimento com Filipa (Sara Salgado), que os convida para a sua casa de família. Aí, terão de enfrentar, com toda a coragem e inteligência, índios pouco amistosos, fantasmas, um assassino alemão e vários poderes mágicos... É uma adaptação cinematográfica de um dos mais célebres livros da colecção "Uma Aventura...", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, realizada por Carlos Coelho da Silva. (Carlos Coelho da Silva)


195 - 
The Pink Panther | Pantera Cor-de-Rosa vol. 8 - Episódios 86 a 98 [episódio 98] - A Pantera Cor-de-Rosa é, indiscutivelmente, a maior estrela de animação do mundo. Foi em 1964 que este felino de pele rosada surgiu furtivamente no grande ecrã, durante a sequência inicial de uma comédia de acção. Acabaria assim por conquistar não só as plateias em todo o mundo, mas todo um séquito de críticos e cinéfilos sofisticados! (Blake Edwards)




196 -BobbyBobby [Filme - trailer] - Hotel Ambassasor, Los Angeles, 04 de junho de 1968: nesta data, a história de uma nação mudou drasticamente. O filme acompanha um dia na vida de vinte e duas pessoas de diferenças raças, sexos, crenças e classes sociais, conduzindo-nos por uma jornada em que os seus destinos se interligam numa fatídica noite. (Emilio Estévez)




197 - Andrea Bocelli: My Christmas [Música] - DVD com as grandes atuações de Andrea Bocelli, gravadas ao vivo no The Kodak Theatre, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América.
Artistas convidados: Natalie Cole; Reba McEntire; Mormon Tabernacle Choir; Mary J. Blige; Katherine Jenkins e os The Muppets. (David Foster)




198 - ACE Escola Profissional de Artes do Espetáculo [página] - A Academia Contemporânea do Espectáculo - Escola de Artes (ACE) é uma escola portuguesa de ensino artístico de referência nacional na formação nas artes do espetáculo fundada em 1990.
É uma escola profissional de artes do espectáculo, tutelada pelo Ministério da Educação e financiada pelo POCH, que promove formação de nível IV equivalente ao 12º ano.
A ACE tem a sua sede no centro do Porto, entre a Avenida dos Aliados e o Mercado do Bolhão e possui um Polo em Vila Nova de Famalicão – ACE Famalicão, mesmo no centro da cidade, junto à Central de Transportes e entrada principal do Parque da Cidade. Bem-vindos à Academia Contemporânea do Espetáculo. (ACE – Escola de Artes, PRODEP III, DREN, UE)


199 - Lassie | Lassie [Filme - trailer] - Determinados a começar uma nova vida no campo, a Família Turner - pai, madrasta, a pequena Jennifer e o adolescente Matt - deixam a cidade para os confins da Virgínia. A mudança cria problemas para todos, especialmente Matt, que se sente perdido e sozinho no seu novo ambiente.
Felizmente, os Turners são ajudados por um collie vadio que se torna parte das suas vidas - e Matt cresce muito como resultado da lealdade inabalável do cão. A collie (Lassie) protege Matt de um lobo rosnando, resgata-o de uma cachoeira furiosa ou apenas se aconchega-se para dar e receber afeto, e você saberá que Lassie é mais do que a história de um menino e o seu cão - é a história de um menino e o cão mais notável do mundo! (Daniel Petrie)



200 - The bucket list | Nunca é Tarde Demais [Filme - trailer] - O executivo multi-milionário Edward Cole e o mecânico da classe operária Carter Chambers vivem em mundos muito diferentes. Numa reviravolta do destino, os seus destinos cruzam-se num quarto de hospital e descobrem que têm duas coisas em comum: um desejo de gastar o tempo que lhes resta, a fazer tudo aquilo que sempre desejaram e uma necessidade inconsciente de se aceitar tal como são. Juntos embarcam numa viagem única, tornando-se amigos e aprendendo a viver a vida no seu melhor, com sensatez e humor. Cada uma das aventuras elimina uma das alíneas da lista. (Rob Reiner)


201 - The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford | O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford [Filme - trailer] - Muitas histórias foram escritas sobre o lendário Jesse James (Brad Pitt), um dos mais famosos bandidos americanos. Em 1881, Jesse tinha 34 anos. Enquanto prepara o seu próximo assalto, o bandido continua a fazer frente aos inimigos que cobiçam não só a recompensa pela sua captura mas também a glória de o terem vencido. Mas a maior ameaça pode estar no seio do seu grupo de aliados. (Andrew Dominik)



202 - Antigas Civilizações:
As Cidades Secretas da Amazónia [documentário] - Inspirados por lendas durante séculos, muitos exploradores seguiram as pistas de uma antiga civilização perdida na densa selva tropical da Amazónia. Até agora, os investigadores consideravam ser impossível a selva albergar uma população tão grande como a que era mencionada nas lendas. Porém, uma nova geração de exploradores, auxiliada por tecnologia de ponta, encontrou provas espantosas que poderão modificar o conhecimento que temos desta região da América do Sul e dos povos que a habitaram. Através de rigorosas dramatizações e de excelentes técnicas de filmagem, este documentário transporta-nos à bacia do rio Amazonas há 500 anos, período em que fervilhava um caldeirão de diferentes etnias, culturas e cidades secretas. (National Geographic)

203 - Avatar | Avatar [Filme - trailer] - Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. E é selecionado para participar no programa Avatar em substituição do seu irmão gémeo, falecido. Jake viaja para Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem as suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que os seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à atividade, com o seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer, acidentalmente, Neytiri (Zoe Saldana) uma feroz Na'Vi que serve de tutora para a sua ambientação na civilização alienígena. (James Cameron)

204 - Tom e Jerry, Regresso à Escola [episódio] - As gargalhadas começam quando soa a campainha. E no que diz respeito a jogos e divertimento, Tom e Jerry são estudantes muito aplicados. Seja na sala de aula ou no recreio, há uma lição que Tom parece não conseguir aprender: ele nunca vai conseguir apanhar aquele rato! Para divertimento em família, estes 6 episódios animados são a matéria mais acertada. [Walt Disney]




205 - Nuno Álvares Pereira O Santo Condestável [documentário] - Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, formalmente São Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun’Álvares, foi um nobre e general português do século XIV. [Comissão S. Nuno de Santa Maria; DGIDC]




206 - American Gangster | Gangster Americano [Filme - trailer] - Início dos anos 70. O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos é avassalador e a corrupção policial em Nova York é gigantesca. Com o aval de autoridades policiais a máfia trafica entorpecentes, sem ser ameaçada de verdade. Neste contexto ascende Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, que aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico em Nova York, já que vende um produto mais puro e mais barato. Lucas logo torna-se uma celebridade na cidade, superando seus concorrentes no mercado em que atua. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio de Lucas. [Ridley Scott]


208 - Viagem aos Limites do Universo [documentário] - Em Viagem aos limites do Universo, vamos poder ver o que encontraríamos se pudéssemos viajar até aos limites do universo. Passando pelas pegadas que Neil Armstrong deixou na Lua, voando sobre o luminoso planeta Vénus e por Mercúrio – o pequeno planeta composto quase na totalidade por ferro, que alguns acreditam que será o que resta de um planeta muito maior. Marte é um planeta de extremos, com tornados, vulcões e desfiladeiros sem comparação possível com o que temos no nosso planeta, enquanto, em Júpiter planeta três vezes maior do que a Terra, se registam tempestades inimagináveis. [National Geographic]


209 - Semelhanças, Teorema de Pitágoras, O Túnel de Samos [Site] - Uma das primeiras aplicações da matemática na vida real consistiu em determinar a direcção para a escavação de um túnel em linha recta através de uma montanha na ilha grega de Samos. Este feito notável foi levado a cabo, no século VI a.C., pelo engenheiro grego Eupalinos de Megara, que se terá certamente socorrido das ferramentas intelectuais que os gregos de Samos então possuíam: conhecimentos sobre triângulos rectângulos e semelhança de triângulos. [Tom M. Apostol]


211 - The Boat That Rocked | O Barco do Rock [Filme - trailer] - Em 1966 - a era dourada da música pop Britânica - a BBC passava apenas 2 horas de rock por semana. Mas as rádios piratas passavam rock e pop desde o alto mar, 24h por dia. E 25 milhões de pessoas - metade da população do Reino Unido - ouviam as rádios piratas todos os dias. O filme segue o dia-a-dia da Radio Rock - uma rádio pirata localizada no meio do Mar do Norte - e dos seus membros - um ecléctico grupo de DJs de Rock que incluem "O Conde", com a sua personalidade marcada, "O Americano" deus das ondas de rádio; Quentin, "O manda-chuva"; Gavin, o mais popular DJ de Inglaterra, que acaba de regressar de uma viagem recheada de drogas pela América para assumir o seu merecido lugar; Dave, um irónico e inteligente co-locutor. Todos a procurar escapar a um oficial do Governo Britânico, sem qualquer simpatia pelos transgressores da lei. [Richard Curtis]


212 - Prince of Persia: The Sands of Time |
Príncipe da Pérsia: As areias do Tempo [Filme - trailer] - Um príncipe trapaceiro une forças, contra a sua vontade, com uma misteriosa princesa e, juntos, irão enfrentar as forças do mal para proteger uma antiga insígnia capaz de libertar as areias do tempo - um presente dos deuses com o poder de voltar atrás no tempo que dará a quem o possuir a capacidade de dominar o mundo… [Mike Newell]




213 - Capitães de Abril [
Filme - trailer] - Grândola vila morena dá o sinal aos militares que a Revolução já está em curso. Manuel (Frédéric Pierrot) e Maia (Stefano Accorsi) estão no centro da acção, mas partilham um segredo: ambos prometeram, quando voltaram do Ultramar, nunca mais matar. E há alguém que conhece este pacto: a mulher de Manuel, Antónia (Maria de Medeiros, que também assina o filme), que ao ler partes do seu diário descobriu isso e outra coisa - que tinha sido traída. Agora, para reconquistar a mulher, Manuel vai tentar dar o melhor de si próprio no dia 25 de Abril... A música é assinada por António Vitorino d'Almeida. [Maria de Medeiros]


214 - Good Will Hunting | O Bom Rebelde [Filme - trailer] - Selvaticamente carismático. Impossivelmente brilhante. Totalmente rebelde. Conheça Will Hunting (Matt Damon) um empregado de limpeza numa prestigiada universidade de Boston que, como os seus jovens amigos, passa os dias entre o bar local e a esquadra de polícia mais próxima. Mas Will é um génio com um dom inacreditável para a matemática.
Agora, um professor que descobriu o seu talento encaminha-o para um psiquiatra (Robin Williams) na esperança de que Will dê uma volta à sua vida e possa vir a aproveitar as suas singulares capacidades. E com o passar do tempo Will vai-se apercebendo que a vida lhe reservou muito mais do que ele alguma vez imaginou. [Gus Van Sant]


215 - Astérix et les Vikings | Astérix e os Vikings [Filme] - É um acontecimento na Aldeia! Goudurix, o sobrinho do Chefe, é acolhido pelos Gauleses. Astérix e Obélix são encarregados de fazer dele um homem, mesmo a sério... Na mesma altura, os Vikings desembarcam na Gália, decididos a encontrar o campeão do medo. Quando levam Goudurix, é a catástrofe! Astérix e Obélix têm de fazer tudo para o encontrar. [Stefan Fjeldmark, Jesper Møller]




216 - Whale Rider | A Domadora de Baleias [Filme - trailer] - Numa pequena aldeia costeira da Nova Zelândia, o título de Grande Chefe tem passado de geração para geração, numa tradição que dura há mais de mil anos. Porourangi, o sucessor do atual Grande Chefe, tem dois filhos gémeos: um rapaz que morre com a mãe à nascença e uma rapariga, Pai, que sobrevive. Abalado pela a tragédia, Porourangi parte para a Alemanha e deixa a filha entregue ao avô, Koro, o Grande Chefe. Passados 12 anos, Porourangi, agora um artista internacional, regressa a casa mas rejeita aceitar o seu destino: o de suceder ao Grande Chefe que, cego pelo preconceito, não se convence que Pai é a natural herdeira. Koro manda então chamar todos os rapazes de 12 anos para os treinar e tentar encontrar um novo líder. Mas é, entretanto, do fundo do oceano que vem a resposta. As baleias e Pai preparam-se para encontrar o seu destino conjunto. [Niki Caro]


217 - Animated Heros Classic Warner – Nest Animation | Grandes Heróis da História vol.7 - Beethoven [Filme] - Mesmo enquanto criança, Beethoven destacava-se dos seus colegas. Ele era treinado pelo pai de acordo com os métodos tradicionais, tornando-se um grande pianista com apenas 12 anos de idade. Ele ansiava por experimentar novos sons. Com 20 anos actuou para Joseph Haydn que o comparou a Mozart. Infelizmente Beethoven começou cedo a perder audição. Esta contrariedade só o ajudou a dedicar-se ainda mais à música e compôs a famosíssima Bagatela para piano Fur Elise | Para Elisa, Sonata Pathetique e a dramática Quinta Sinfonia, mas a melhor obra é sem dúvida Nona Sinfonia. A sua criatividade impressionou e ainda hoje continua a impressionar todos os que ouvem a sua música. [Nest Entertainment and Rich Animations Studio]


218 - Animated Heros Classic Warner – Nest Animation | Grandes Heróis da História vol. 11 - Thomas Edison [Filme] - Nunca foi tão divertido ser um génio! Thomas Edison abre-nos as portas do seu laboratório e apresenta todas as suas magníficas invenções. Este homem lendário e com uma grande visão mostra-nos como surgiram as ideias para as suas invenções, principalmente a lâmpada eléctrica. O lema de vida para Thomas Edison era: “Para se ser génio é necessário ter 1% de inspiração e 99% de transpiração”, o que prova o seu caráter empreendedor e a necessidade de se trabalhar muito para se atingir os objetivos. [Nest Entertainment and Rich Animations Studio]


219 - Animated Heros Classic Warner – Nest Animation | Grandes Heróis da História vol. 3 - Benjamin Franklin [Filme] - Um relâmpago atingiu novamente a cidade de Benjamin Franklin, o que deu origem a vários incêndios.
Benjamin Franklin colocou o seu chapéu de bombeiro e foi combater os incêndios… mas o pensamento dele não estava nos incêndios.
Ele notou algo familiar nos relâmpagos, mas o quê? Onde teria ele visto algo semelhante? E porque estava ele convencido de que era algo importante? Junta-te a Benjamin Franklin na sua pesquisa para descobrir os segredos da natureza, através dos puzzles divertidos, labirintos, jogos de palavras e páginas para colorir. Volta atrás no tempo e revive os momentos mais excitantes da vida de um dos maiores cientistas e inventores americanos.[Nest Entertainment and Rich Animations Studio]


220 - Animated Heros Classic Warner – Nest Animation | Grandes Heróis da História vol. 5 - Joana D’Arc [Filme - trailer] - No ano de 1429, a França luta, desesperadamente, para se manter independente enquanto a Inglaterra, repetidamente, invade o seu território.
A cidade de Orléans parece estar subjugada ao domínio inglês, quando uma jovem de 16 anos, Joana D’Arc, surge e conduz os seus compatriotas à vitória através da esperança e confiança, numa batalha épica. Contudo, a celebração é curta, uma vez que os ingleses raptam a nossa heroína, acusam-na de bruxaria e condenam-na à morte. E assim nasceu o mito de Joana D’Arc. [Nest Entertainment and Rich Animations Studio]

221 - Obama: all access | Barak Obama a caminho da Casa Branca, Reportagem 60 minutos [documentário] - Este DVD é o resultado de dois anos de reportagens exclusivas do programa “60 minutos”, com o retrato mais completo e pessoal de Barack Obama e da sua histórica caminhada à presidência da Casa Branca. [Vários - 
Programa 60 minutos]




223 - Nanny McPhee | Nanny McPhee A Ama Mágica [Filme - trailer] - Emma Thompson interpreta uma ama de aparência estranha e poderes mágicos, que chega a casa do recentemente viúvo Mr. Brown (Colin Firth) e procura educar os seus terrivelmente mal-educados filhos. As sete crianças, lideradas pelo primogénito, Simon, conseguiram até agora livrar-se de 17 amas e esperam fazer o mesmo com esta... A influência da recém-chegada ama estende-se igualmente aos problemas mais complicados da família, incluindo as súbitas e aparentemente inexplicáveis tentativas de Mr. Brown de encontrar uma nova mulher e o aviso por parte da dominadora Tia Adelaide de que tenciona adoptar e levar consigo uma das crianças. À medida que o comportamento dos pequenos começa a mudar, também a desagradável fisionomia da nova ama se torna mais doce, reforçando os mistérios à volta desta enigmática estranha que tanto as crianças como o seu pai aprendem a amar. "A Ama Mágica" é a adaptação para cinema dos livros "Nurse Mathilda" de Christianna Brand. [Kirk Jones]


224 - Shrek Forever After – Final Capter | Shrek para sempre - O Capítulo Final [Filme - trailer] - Tudo começou com um adorável ogre... que era amigo de um burro falante... que salvou uma linda princesa, num inesquecível conto de fadas que redefiniu os moldes de todas as animações seguintes. Agora, chega-nos 
Shrek para sempre, o final mais divertido e perfeito para este fenómeno recordista de bilheteiras, vencedor de Óscar. [Mike Mitchell]



225 - Harry Potter e a Câmara dos Segredos [Filme - trailer] - Descubra as curiosas histórias que nos revelam o porquê de tantos atores Britânicos de sucesso terem aceitado papéis na saga: Assista ao teste de ecrã de Daniel Radecliffe com Evanna Lynch (seleccionada para interpretar Luna entre 15000 candidatas). Saiba em primeira mão como cada um dos realizadores valorizou individualmente a saga. Testemunhe as fascinantes transformações de Daniel, Rupert e Emma à medida que estes cresciam com os seus personagens ao logo de uma década cinematográfica sem precedentes. [Chris Columbus]



226 (227) - 
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (opções especiais com horas de extras mágicos) [documentário] - Descubra as curiosas histórias que nos revelam o porquê de tantos atores Britânicos de sucesso terem aceitado papéis na saga: Assista ao teste de ecrã de Daniel Radecliffe com Evanna Lynch (seleccionada para interpretar Luna entre 15000 candidatas). Saiba em primeira mão como cada um dos realizadores valorizou individualmente a saga. Testemunhe as fascinantes transformações de Daniel, Rupert e Emma à medida que estes cresciam com os seus personagens ao logo de uma década cinematográfica sem precedentes. [Chris Columbus]



(226) 227 - 
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (opções especiais com horas de extras mágicos) [documentário] - Descubra as curiosas histórias que nos revelam o porquê de tantos atores Britânicos de sucesso terem aceitado papéis na saga: Assista ao teste de ecrã de Daniel Radecliffe com Evanna Lynch (seleccionada para interpretar Luna entre 15000 candidatas). Saiba em primeira mão como cada um dos realizadores valorizou individualmente a saga. Testemunhe as fascinantes transformações de Daniel, Rupert e Emma à medida que estes cresciam com os seus personagens ao logo de uma década cinematográfica sem precedentes. [Chris Columbus]


228 - L'illusionniste | O Mágico [Filme - trailer] - Um mágico francês é um dos últimos sobreviventes de uma classe de entertainers de palco. No final dos anos 50, quando estrelas de rock emergentes começam a roubar o protagonismo, ele é forçado a aceitar trabalhos cada vez mais obscuros, em pequenos teatros de periferia, festas particulares, bares e cafés. Quando apresenta o seu espetáculo no pub de uma pequena aldeia na costa da Escócia, ele encontra Alice, uma jovem inocente, que mudará para sempre a sua vida. [Sylvain Chomet]



229 - Barbarians at the gate | Tubarões da Alta Finança [Filme - trailer] - O presidente de uma grande empresa de tabaco decide comprar essa empresa, mas uma guerra de lances ocorre quando outras empresas fazem as suas próprias ofertas. [Glenn Jordan]





230 - Marie Antoinette | Marie Antoinette [Filme - trailer] - Noiva do futuro rei Luís XVI (Jason Schwartzman), com apenas 14 anos, a ingénua Marie Antoinette (Kirsten Dunst) é lançada na opulenta corte francesa, plena de escândalos e conspirações. Sozinha, sem apoio, à deriva num mundo perigoso, a jovem Marie Antoinette rebela-se contra a atmosfera isolada de Versailles e, no processo, torna-se na rainha mais incompreendida de França. [Sofia Coppola]




231 - I am Legend | Eu Sou a Lenda [Filme - trailer] - Em 2012 em Manhattan, um cientista, sobrevivente de uma pandemia provocada por um vírus, trabalha incessantemente para encontrar um antídoto. [Francis Lawrence]






232 - The Marine | Marine [Filme - trailer] - Com cenas intensas e um arsenal de opções especiais, Marine é uma experiência excepcional! John Cena, campeão da WWE, domina o ecrã no papel do marine John Triton. Se há perigo, Triton arranja maneira de estar no meio dele... e não segue regras! Depois de Triton ter sido obrigado a regressar do Iraque, a sua bela mulher Kate (Kelly Carlson, Nip Tuck) é raptada por impiedosos ladrões de jóias, liderados por um cruel assassino (Robert Patrick)! Agora, Triton tem de lutar para a salvar, utilizando a sua mais poderosa arma - ele próprio! [John Bonito]



233 - RenditionDetenção Secreta [Filme - trailer] - Quando um egípcio, suspeito de terrorismo, “desaparece” dum avião de África para Washington, a sua mulher americana e um analista da CIA são apanhados no meio duma luta para assegurar a sua libertação duma prisão algures fora dos E.U.A. [Gavin Hood]






234 - X-Men Last Stand | X-Men O Confronto Final [Filme - trailer] - É descoberta uma cura para os mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais. A descoberta põe em campos opostos Magneto (Ian McKellen), que acredita que esta cura se tornará uma arma contra os mutantes, e os X-Men, liderados pelo professor Charles Xavier (Patrick Stewart). [Brett Ratner]





235 - Texas Rangers | Rangers [Filme] - Passado durante a Guerra Civil Americana nos anos de 1870, Rangers é a emocionante história de um grupo de homens determinados a manter a paz e conter o caos que ameaça instalar-se na fronteira texana. Para cumprir a sua promessa os Rangers têm de impor a lei onde a lei falhou, combater quando estão em desvantagem de homens e armas, e acima de tudo estar dispostos a morrer pela liberdade por que lutam. [Steve Miner]




236 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime Sob Investigação - episódios 1.17 a 1. 20 [Filme - trailer] - CSI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. [vários]





237 - Eragon [Filme - trailer] - Outrora governado e protegido pelos senhores dos dragões, o reino de Alagaesia vive agora sobre a opressão de Galbatorix, um renegado que traiu e destruiu os seus pares e os seus dragões. A única esperança de liberdade deste mundo reside no dragão Sapphira, descoberto pelo camponês Eragon, que irá tornar-se um foco da resistência na luta contra as forças opressoras que tudo farão para destruir o jovem e o seu inexperiente dragão. [Stefen Fangmeier]




238 (239) - Jornal Público / 20 anos - Como se faz um Jornal [Filme - trailer] - DVD pedagógico com documentário especialmente vocacionado para professores ensinarem aos estudantes “Como se faz um jornal”.
Edição do diário Público, comemorativa dos seus 20 anos de edição impressa e 15 de edição online. Este filme foi realizado para ser oferecido às escolas portuguesas no ano da celebração dos 20 anos do jornal Público. [Ricochete Filmes | Bruno Gonçalves | Ricardo Rezende]




(238) 239 - Jornal Público / 20 anos - Como se faz um Jornal [Filme - trailer] - DVD pedagógico com documentário especialmente vocacionado para professores ensinarem aos estudantes “Como se faz um jornal”.
Edição do diário Público, comemorativa dos seus 20 anos de edição impressa e 15 de edição online. Este filme foi realizado para ser oferecido às escolas portuguesas no ano da celebração dos 20 anos do jornal Público. [Ricochete Filmes | Bruno Gonçalves | Ricardo Rezende]



240 - Portugal, um retrato social 1.Gente Diferente - Quem Somos, Quantos Somos e Como Vivemos [Filme] - 
Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós. Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado. [Joana Pontes]


241 - 2 days in Paris | 2 Dias em Paris [Filme] - Marion (Julie Delpy) e Jack (Adam Goldberg) formam um estressado casal, que vive em Nova Iorque. Eles tentam recuperar o relacionamento viajando para Paris, a cidade-natal de Marion. Porém Jack enfrenta problemas, já que os pais dela, nada falam de inglês e Marion volta e meia reencontra antigos namorados. [Julie Delpy]





242 - In the land of womens | No Mundo das Mulheres [Filme] - Desde que se conhece que Carter Webb (Adam Brody) se apaixona por mulheres. E desde que se lembra que anda à procura da mulher ideal. Finalmente, encontra tudo o que procurava em Sophia (Elena Anaya), e durante algum tempo foi feliz. Infelizmente, estava escrito que não seria por muito tempo. Quando Carter é abandonado por Sophia numa cafetaria de Hollywood, vê toda a sua vida passar à frente dos seus olhos. De coração despedaçado e completamente deprimido, sai de Los Angeles, fugindo para o campo, para cuidar da avó (Olympia Dukakis), que está doente e vive no Michigan. Personalidade complicada e excêntrica, oferece-lhe uma perspectiva diferente sobre a vida, e sobretudo sobre a morte. Pouco depois da sua chegada, Carter dá de caras com a família que vive do outro lado da rua, Sarah Hardwicke (Meg Ryan), e as suas filhas, Paige (Makenzie Vega), uma rapariga precoce e efervescente de 11 anos, e a irmã mais velha Lucy (Kristen Stewart), uma adolescente revoltada. Através da sua relação com estas mulheres, Carter começa a descobrir que o que pensava ser um fim é afinal apenas o início da sua aventura... [Ryan Jonathan Kasdan]


243 - Doves of War | Soldados de Sangue [Filme] - Um sepulcro em massa, repleto de corpos de soldados sérvios decompostos é descoberto na Bósnia. Sophie Morgan, uma bela e dedicada promotora é designada para encontrar os responsáveis. As investigações de Sophie e um despejo em Londres, levam-na para um pequena vila na Nova Zelândia, onde vive um grupo de soldados que serviram na Bósnia dez anos antes. Lucas Chrichton, um ex-soldado do exército que havia comandado o batalhão, vê-se frente a frente com um pesadelo do passado, já que esconde um grande segredo que se vai revelando à medida que Sophie vai chegando mais perto da verdade… [Chris Bailey]



244 - The Great Adventure of The Gnomes | A Grande Aventura dos Gnomos [Filme] - Os seres mais diminutos do bosque liderados por David, o Gnomo, partem em busca do ouro perdido do rei dos Gnomos que os seus inimigos, os perversos Trolls, tinham roubado para construírem armas indestrutíveis e para com elas aniquilarem os nossos pequenos amigos e todos os animais do bosque. David, na companhia da astuta raposa, irá enfrentar desafios incríveis como aranhas gigantes, o bosque mágico, um perigoso vulcão prestes a entrar em erupção, avalanches de neve, um inquietante Castelo Assombrado habitado por fantasmas e muitas coisas mais. [Luis Ballester]



245 - Agent Cody Banks | Cody Banks - Agente de Palmo e Meio [Filme - trailer] - Frank Muniz ("Malcolm in The Middle") e Hilary Duff ("Lizzie Maguire") entram nesta "aventura inteligente e repleta de acção" (Los Angeles Times) sobre um agente júnior da CIA com a missão de salvar o mundo, deter os vilões e ficar com a miúda! Com "engenhocas impressionantes e efeitos especiais levados ao extremo" (USA Today) e uma perseguição de skate como nunca antes se viu num filme, Cody Banks - Agente de Palmo e Meio é um filme "repleto de acção para toda a família e que nos deixa agarrados ao sofá" [Harald Zwart]




Cometas
Restos de fragmentos da criação do nosso sistema solar. Neste episódio podemos ver de perto as experiências que os cientistas estão a fazer para descobrir como se desenvolveu o universo e se temos algum destes cometas na rota do nosso planeta.
Há Mundos com Vida Extraterrestre?
Existem extraterrestres no nosso quintal? Alguns cientistas de renome acreditam que sim. Visita os sete locais onde os cientistas acreditam que a vida extraterrestre pode chegar. Animado por CGI com pormenores nunca vistos de cada mundo, vamos imaginar como seria a vida nesses locais e como sobreviveria. [National Geographic]


247 - The Human Family Tree | A Árvore Genealógica da Humanidade [Documentário] - Na mais diversificada rua da mais diversificada cidade, do mais diversificado país do mundo, uma equipa de cientistas da National Geographic retiram amostras da mucosa bucal de 200 Nova-Iorquinos escolhidos ao acaso, esperando revelar pistas acerca das nossas pegadas ancestrais e provar que todos somos primos na “família humana” (National Geographic)




248 - Um Dia na Europa [Documentário] - DVD de informação produzido pelo Parlamento da União Europeia retratando um dia na Europa. (DG Communication, Audiovisual Unit)





249 - The Family Man | Dois Destinos [Filme] - Há 13 anos, quando Jack Campbell (Nicolas Cage) partiu para Londres, para um prestigiado estágio, prometeu à sua namorada Kate (Téa Leoni) que só estariam longe um do outro durante um ano. É Natal, Jack vive sozinho e é um dos homens mais poderosos de Wall Street e Kate é apenas uma distante memória do passado.
Parando numa loja a caminho de casa, Jack vê-se no meio de uma discussão entre o dono da loja e um jovem perturbado vagabundo Cash (Don Cheadle) que questiona os valores da vida de Jack.
Chegado à segurança do seu apartamento de luxo, Jack adormece. Acorda num apertado quarto dos subúrbios de New Jersey, ao lado de Kate, 13 anos mais velha, com um bebé a chorar no quarto ao lado e uma miúda de seis anos a chamar-lhe pai.
E é só o princípio de uma longa lista de surpresas para Jack... (Brett Ratner)



250 - Funny People | Gente Gira [Filme - trailer] - Adam Sandler, Seth Rogen e Leslie Mann Mann brilham nesta comédia hilariante do realizador Judd Apatow (Virgem aos 40 e Um Azar do Caraças).
Quando é dada uma segunda oportunidade de um novo início ao famoso comediante George Simmons (Sandler), ele e o seu assistente, Ira (Rogen), um comediante lutador, voltam aos sítios e pessoas que mais importam... Incluindo os locais de comédia stand-up que lhe deram o seu início e a rapariga que lhe havia fugido (Mann).
Protagonizado, também, por Jonah Hill, Eric Bana e Jason Schwartzman, este é o filme que a crítica tem saudado como um dos mais cómicos. (Judd Apatow)


251 - Pirates of the Caribbean – Dead Man´s Chest | Piratas das Caraíbas – O cofre do Homem Morto [Filme - trailer] - O malicioso e irresistível pirata Capitão Jack Sparrow está de volta para uma extraordinária e alucinante viagem repleta de diabólico humor pirata, monstruosas criaturas marinhas e magia negra de cortar a respiração. Agora, Jack tem uma divida de sangue para pagar – ele deve a sua alma ao lendário Davy Jones, o governante fantasma das dividas do oceano…mas o sempre astuto Jack não está disposto a desistir sem luta. (Gore Verbinski)



252 - Pirates of the Caribbean – The curse of the black pearl | Piratas das Caraíbas – A maldição do Pérola Negra [Filme - trailer] - A idílica vida do malicioso mas irresistível pirata Capitão Jack Sparrow dá uma grande volta quando o seu inimigo, o Capitão Barbossa lhe rouba o seu navio, o Pérola Negra e, mais tarde, ataca a cidade de Port Royal sequestrando a linda filha do governador, Elizabeth Swann. Numa tentativa de salvar e recuperar o Pérola Negra, Will Turner um amigo de infância de Elizabeth, decide unir-se a Jack. O que Will não sabe é que a maldição de um tesouro havia condenado Barbossa e a sua tripulação a converter-se eternamente em esqueletos vivos. (Gore Verbinski)



253 - Red riding Hood | A Rapariga do Capuz Vermelho [Filme - trailer] - Catherine Hardwicke (Crepúsculo) realiza este thriller de fantasia, uma versão arrepiante do clássico conto de crianças. Durante anos os habitantes de Daggerhorn mantiveram um pacto de tréguas com um lobisomem – mas o monstro quebra o acordo quando mata a irmã mais velha da jovem e corajosa Valerie (Amanda Seyfried). Prometida em casamento a um homem mas apaixonada por outro, Valerie é mais do que uma vez afectada pelas sanguinárias intenções da criatura. Quando um caçador de lobisomens revela que o monstro assume a forma humana de dia e se encontra entre eles, instala-se na aldeia o pânico ao mesmo tempo que sobe o número de vítimas mortais. E Valerie percebe que tem uma forte ligação com o lobo que inexplicavelmente os aproxima, tornado-a ao mesmo tempo suspeita... e isco. (Catherine Hardwicke)


254 - Four Christmases | Uns Sogros de Fugir [Filme - trailer] - Todos os natais, o feliz casal de namorados Brad e Kate apanham um avião para se escaparem aos seus pais divorciados e irritantes familiares. Mas este ano um nevoeiro intenso vai arruinar-lhes os planos. Com o aeroporto fechado o casal é forçado a celebrar quatro natais num agitado e hilariante dia. Vince Vaughn e Reese Whiterspoon lideram um elenco estelar numa comédia recheada de momentos divertidos e hilariantes: Brad aprende como não instalar uma antena, Kate toma o seu lugar na frente de batalha contra um exército de crianças irrequietas num castelo insuflável, e os dois acabam por preencher à ultima hora os lugares de Maria e José num louco desfile de Natal. Será que a relação de Brad e Kate vai sobreviver a este Natal com uns Sogros De Fugir? (Seth Gordon)


255 - Monster in law | Uma Sogra de Fugir [Filme - trailer] - Infeliz no amor, a bela Charlotte conhece finalmente o homem dos seus sonhos. Mas existe um problema – a mãe dele. A sogra vinda do Inferno acredita que nenhuma mulher – especialmente Charlotte – é suficientemente boa para o seu querido filho, e está disposta a fazer de tudo para acabar com o relacionamento. (Robert Luketic)







(137) 256 - Spider-Man 2 | Homem - Aranha - 2 [Filme - trailer] - Em Homem-Aranha 2, após derrotar o Duende Verde, a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua a esconder o amor que sente e mantém-se longe dela. Ao mesmo tempo, precisa de lidar com Harry (James Franco), o seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo o assassino do seu pai. Além disso, a sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto lida com os seus problemas particulares, Peter recebe uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo. (Sam Raimi)


257 - The Miracle Maker | O Fazedor de Milagres [Filme - trailer] - É uma história que tem sido contada ao longo de 2000 anos, mas nunca deste modo. O Fazedor de Milagres é um novo e brilhante retrato de Jesus que descreve o encontro casual entre Tamar uma jovem enferma e Jesus, um carpinteiro pacífico e determinado de Nazaré. Contra a vontade de seu pai, (Jairus), Tamar decide juntar-se aos fiéis seguidores, fascinados pela força espiritual e pela capacidade de liderança deste carismático homem - Jesus. O impagável conflito entre as autoridades e a fé irá manifestar-se quando a grande peregrinação alcançar Jerusalém. Um confronto entre o poder de Deus e o poder de Roma. Este filme é uma épica co-produção internacional que combina de modo vivo uma animação tridimensional com sofisticados efeitos de computador para atingir um intenso e extraordinário realismo. Espectadores de todas as idades não irão resistir aos envolventes e emocionantes momentos históricos que contam de forma única o desespero e júbilo do homem que é O Fazedor de Milagres. (Stanislav Sokolov & Derek Hayes)


258 - The League of Extraordinary Gentlemen | Liga de Cavalheiros Extraordinários [Filme - trailer] - Sean Connery é Allan Quaterman, o maior aventureiro do mundo, que lidera uma legião de super-heróis capazes de proezas que o mundo nunca viu. A legião é composta pelo Capitão Nemo, a vampira Mina Harker, o homem invisível Rodney Skinner, o agente Sawyer dos serviços secretos americanos, o imortal Dorian Gray e o Médico e o Monstro, dotado de dupla personalidade. A equipa é transportada para Veneza, Itália, no fantástico submarino do Capitão Nemo, para evitar que um louco chamado Fantom saboteie a conferência dos líderes mundiais e destrua a cidade. Os riscos são aterradores e a Liga dos Cavalheiros Extraordinários tem apenas nove horas para salvar o mundo. (Stephen Norrington)


259 (1) (2) - Harry Potter of the Deathly Hallows / special features / the movie | Harry Potter e Os Talismãs da Morte / Opções especiais (1) / O filme (2) [Filme - trailer] - Harry, Ron e Hermione estão determinados a encontrar e destruir o segredo do poder de Voldemort – o Horcruxes. Em fuga e por conta própria, os três amigos vão ter que, agora mais do que nunca, confiar uns nos outros…mas Forças Malévolas ameaçam separá-los. (David Yates)




260 (1) (2) - Amadeus Disc A – the movie / Disco B - extras [Filme - trailer] - Após tentar suicidar-se, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se a sua música tivesse sido abençoada por Deus. (Milos Forman)





261 (1) (2) - Monty Python’s,  The Meaning of Life | Monty Python’s, O Sentido da Vida / Disco 1 e Disco 2 [Filme - trailer] - Terceira longa-metragem do grupo de humor Monty Python, o filme apresenta uma série de quadros sobre os estágios da vida, do milagre do nascimento até a morte. A ironia, a crítica social e o bom humor, é claro, marcam presença em cada segmento do filme. (Bryan Starring)





262 - Who Framed Roger Rabbit | Quem tramou Roger Rabbit 
[Filme - trailer] -  Hollywood, 1947. O coelho Roger desconfia de Jessica (voz de Charles Fleischer e Kathleen Turner, respectivamente), a sensual boneca animada com quem casou. Decidido a descobrir a verdade, contrata o detective humano Eddie Valliant (Bob Hoskins) para a vigiar. Porém, depois de uma série de mal-entendidos, Roger acaba acusado de homicídio e tem de enfrentar a ira do juiz Doom (Christopher Lloyd), um homem implacável que ganhou fama por detestar desenhos animados…Com realização de Robert Zemeckis e produção de Steven Spielberg, o filme é baseado no romance policial "Who Censored Roger Rabbit?", de Gary K. Wolf. "Quem Tramou Roger Rabbit?" inovou com a utilização das técnicas "live-action", combinando criaturas de animação com actores "de carne e osso". Grande sucesso entre o público e a crítica especializada, arrecadou três dos seis Óscares para os quais foi nomeado. (Robert Zemeckis)

(156/191) 263 - My Boss's Daughter | A Filha do Patrão  [Filme - trailer] - Tom (Ashton Kutcher) trabalha num posição de pouco destaque numa das maiores editoras livreiras de Chicago. Apesar de aterrorizado pelo patrão Jack Taylor (Terence Stamp), Tom também sonha acordado com a lindíssima e irresistível Lisa (Tara Reid), a filha do patrão.
Um dia, Lisa pede a Tom para lhe fazer um favor e aparecer em casa do pai, nessa noite. Ele pensa que a vai levar a uma festa, mas quando lá chega percebe o verdadeiro propósito: vai ter que tomar conta da casa porque Jack tem que se ausentar e Lisa vai sair com o namorado. Claro que Jack é obcecado pela limpeza e tem uma devoção obsessiva à sua coruja de estimação, OJ. Quando alguns convidados indesejáveis começam a chegar, Tom percebe que os problemas estão também a começar. Gera-se o caos dentro da casa e Tom vê-se perante a possibilidade de perder não só o juízo e o emprego, mas também a rapariga dos seus sonhos. (David Zucker)


264 - Frida | Frida  [Filme - trailer] - O filme mostra a vida de Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trótski e com várias outras mulheres. (Julie Taymor)



265 - Being Julia | As Paixões de Júlia  [Filme - trailer] - A história de uma bela e talentosa actriz de teatro, Julia Lambert (Annette Benning) em final de carreira na Londres dos anos 30. Os seus papéis, histórias de amor e animadas comédias sociais, são grandes sucessos, fazendo de Julia uma das mais amadas actrizes do seu tempo. Mas, no teatro, como na vida, as aparências são muitas vezes enganadoras. Júlia atravessa uma crise de meia-idade e tanto o seu sucesso profissional como o seu casamento com Michael Gosselyn (Jeremy Irons) - marido liberal, produtor e seu agente - tornaram-se banais e insatisfatórios. É então que conhece Tom Fennell (Shaun Evans), um belo e charmoso jovem americano que se apresenta como o seu maior fã... (István Szabó)



266 - Ensaio Sobre a Cegueira - [Filme - trailer] - Do aclamado realizador Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Fiel Jardineiro), chega-nos um thriller extraordinariamente intenso e perturbador, protagonizado por um elenco repleto de estrelas, com destaque para Julianne Moore, Mark Rutfalo e Danny Glover. Quando uma praga inexplicável de cegueira ataca e ameaça toda a humanidade, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados em quarentena num hospital abandonado. Uma mulher (Moore) finge ser atingida pela doença para poder acompanhar o seu marido cego e partilhar o seu destino incerto, enquanto a sociedade entra em colapso. Aqui, os piores desejos e fraquezas da raça humana vêm ao de cima, mas também a tenacidade do espírito humano. Deixe-se levar numa viagem inesquecível que irá mudar para sempre a sua visão do mundo. (Fernando Meirelles)


267/268 - The Twilight Sag: New MoonA saga Twilight: Lua Nova – filme / extras [Filme - trailer] - No segundo capítulo da saga Twilight de Stephenie Meyer o romance entre a mortal Bella Swan e o vampiro Edward Cullen intensifica-se, enquanto segredos de outras eras ameaçam destruí-los. Quando Edward parte num esforço de tentar manter Bella a salvo, ela põe o destino à prova da forma mais imprudente possível só para poder sentir a presença do seu amor, mais uma vez. Mas quando é salva pelo seu amigo Jacob Black, Bella descobre mistérios do mundo sobrenatural que a vão pôr em perigo…como ela nunca imaginou. (Chris Weitz)


269/270 - The Twilight Saga: Eclipse | A saga Twilight: Eclipse – filme /extras - [Filme - trailer] - Tudo começa… com uma escolha.
No terceiro capítulo da fenomenal Saga Twilight de Stephenie Meyer, Bella Swan está rodeada pelo perigo quando Seatle é devastada por um grupo de assassinos e uma vampira perversas continua a persegui-la sedenta de vingança. Dentro da acção, Bella é forçada a escolher entre o seu amor Edward Cullen e o seu amigo Jacob Black – sabendo que a sua decisão poderá reacender a intemporal batalha entre vampiros e lobisomens. (David Slade)



271/272 - The Twilight Saga: Breaking Dawn part 1| A saga Twilight: Amanhecer parte 1 - filme / extras [Filme - trailer] - Para sempre é apenas o início.
No tão aguardado quarto capítulo da Saga Twilight, um casamento, uma lua-de-mel e o nascimento de um bebé trazem uma série de desenvolvimentos chocantes e imprevisíveis para Bella, Edward e para os que os rodeiam, incluindo novas complicações com o lobo Jacob Black. (Bill Condon)





273 - Mr. Jones | Mr. Jones [Filme - trailer] - Mr. Jones (Richard Gere) é um homem impulsivo e fascinante, que atrai as pessoas com o seu encanto e a sua energia vital. No entanto, por vezes passa bruscamente desse estado de euforia para um enorme desespero e apatia. É um maníaco-depressivo. A sua psiquiatra, a dra Elizabeth Bowen (Lena Olin) está decidida a ajudá-lo. Mas antes que dê por isso, estará profundamente ligada a ele… (Mike Figgis)




274 - PRINCO - National Treasure: Book of Secrets [Filme - trailer] - Na sequência da descoberta de uma página desaparecida do diário de John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln, o tetravô de Ben Gates (Nicolas Cage) é apontado como uma peça-chave na conspiração que conduziu ao assassinato do Presidente americano. (Jonathan Charles Turteltaub )





275 - Saint Ralph | Em Busca de um Milagre [Filme] - Ralph Walker, de 14 anos, tem um caso de fúria hormonal, que o mete em todos os tipos de problemas. O reitor da escola católica que frequenta obriga-o a entrar na equipa de atletismo. É, então, que descobre um dom para a corrida de longas distâncias. Quando lhe é dito que a sua mãe, em coma, não irá sobreviver sem um milagre, Ralph decide criar um, determinando-se a vencer a Maratona de Boston. Está longe de saber, que vai ser a corrida da sua vida. (Michael McGowan)




276 - Colecção: Scooby-Doo 14. Scooby – Doo: Cães à Solta [Filme - trailer] - A exposição universal de Omaha é o pano de fundo para uma electrizante aventura no mundo das loucuras da Informática em A Casa do Futuro de Alta Tecnologia. Daphne está excitadissima por ser convidada a assistir à rodagem do mais recente teledisco da sua banda favorita, as Hex Girls na Transilvânia. Mas a rodagem é interrompida por o Vampiro Volta a Atacar em Cães à Solta um felino monstruoso com “enormes presas” que aterroriza os concorrentes num concurso de cães, incluindo Scooby Doo! A seguir, os nossos heróis viajam até São Francisco para os Grind Games mas acabam por chocar com um misterioso fantasma marinho oriundo de Alcatraz que tenta apavorar os skaters participantes nos jogos. E quando a banda Simple Plan, a caminho do Festival de Rock de Montreal, encontra um assaltante invisível, só Scooby e amigos conseguirão iluminar o mistério, em A Banda Inesquecível e o Homem Invisível. (
Russell Calabrese / Scott Jeralds


277 - Histórias da Ilha das Cores [Filme] - As histórias da Ilha das Cores são para todos os tempos; Umas até os pais conhecem, outras foram escritas de propósito, mas todas são de encantar.
A Ilha das Cores é um lugar muito aprazível onde as crianças se sentem felizes. Pertence ao planeta Leitura e à galáxia Conhecimento. Quem tiver a sorte de viajar nesta Ilha vai descobrir letras, musicas, ideias, imagens e tantas outras surpresas que ajudam a gostar de aprender. Isabel Alçada, escritora e comissária do PNL (RTP vídeos e RTP2)



278 - The Forbidden Kingdom | O Reino Proibido [Filme] - Um jovem Americano obcecado pelos clássicos de kung-fu, encontra a arma do lendário guerreiro Macaco na loja de penhores. Mas esta extraordinária descoberta envia-o numa inesperada viagem pelo tempo, de regresso à antiga China. É aí que Jason fica encarregado de uma tarefa monumental: libertar o Rei Macaco, aprisionado numa rocha à mais de 500 anos pelo demoníaco Senhor da Guerra de Jade. (…) Com cenas de acção coreografadas, e repleto de artes marciais e fantasia O Reino Proibido é uma aventura para todas as idades. (Rob Minkoff)



279 - Colecção: Scooby-Doo 1.Scooby-Doo: O Farol do Medo [Filme] - Primeira paragem: Ciber ravina, onde o gang Mistério e Companhia tem de decifrar o enigma dos homens-robô para não ser dizimado em Scooby e os Robôs do Velho Oeste Depois, vão visitar o tio Freddy no estado do queijo preferido do Shaggy: Wisconsin. Se não encontrarem o patife por detrás da Lenda do Protector Arrepiante é o fim no episódio O Farol do Medo. E, então, chega a Máquina Mistério à quinta do Senhor B, onde tudo se torna mais estranho quando o Scooby-Doo dá de caras com o Agricultor Demoníaco em O Mistério da Quinta Assombrada. (Russell Calabrese / Scott Jeralds)


280 - Gladiator | Gladiador [Filme -
trailer] - Máximo, um general das legiões romanas, é querido por todos e o favorito do imperador Marco Aurélio, que o elege como sucessor, pondo de lado o próprio filho, o invejoso e cruel Cómodo. Movido pelo ódio, ele mata o pai, toma o poder e decide banir Máximo, condenando-o à morte e matando a sua família. Mas a vida dá voltas e Máximo voltará a Roma como gladiador em busca de vingança. (Ridley Scott)




282/283 - Buster Keton Disco 1 / Disco 2 [Filme - trailer] - Buster Keaton é considerado um dos mais perfeitos “clown” das comédias mudas. O cinema dos anos 20, que se baseava na sátira de cenas do dia-a-dia e retratava a vida urbana, provou ao mundo que não é preciso falar para fazer humor.
Uma edição especial com oito divertidas curtas-metragens que vêm confirmar que ainda hoje, as arriscadas proezas físicas de Buster Keaton, conseguem encantar e arrancar sorrisos a pequenos e graúdos.



284 - Space Chimps | Macacos no Espaço [Filme - trailer] - Ham é um chimpanzé divertido e espertalhão que trabalha num circo como “macaco-bala” embora sonhe vir a ser um herói do Espaço - tal como foi o seu avô. Quando é anunciada uma viagem a um planeta longínquo dominado por um excêntrico e tirano rei, Ham vê-se, contra sua vontade, integrado na tripulação de chimpanzés altamente treinados para missões espaciais. Mas ser herói espacial não é tarefa fácil, e Ham e os seus colegas Titan e Luna terão que lutar pela sua sobrevivência, pelo sucesso da Missão e pela liberdade do planeta. (Kirk DeMicco)






285 - Série: PrisonBreak | Fuga da Prisão, Série 1 [Episódios 1 e 2]  
Episódio 1 - O engenheiro civil Michael Scofield fez com que o prendessem propositadamente com o fim de planear a fuga do seu irmão Lincoln, que foi sentenciado à morte erradamente.
Episódio 2 – Ao colocar o seu plano em movimento, Michael procura a ajuda dos seus colegas de prisão, mas faz pelo caminho alguns inimigos mortais. (Ep.1 – Brett Ratner | Ep. 2 – Michael W. Watkins)




286 - Ice Age | A Idade do Gelo [Filme - trailer] - Há 20 mil anos, a Terra estava coberta por glaciares e todas as criaturas fugiam, tentando evitar as intempéries da nova Idade do Gelo. Neste cenário de perigo constante, encontramos um estranho e ecléctico grupo de animais, unidos numa tentativa de devolver um bebé humano ao pai. O grupo é composto por Manny, um mamute lanzudo e temperamental; Scrat, um esquilo completamente doido por bolotas; Sid, uma preguiça faladora; e Diego, um tigre dentes-de-sabre. Fendas de lava ardente, temperaturas gélidas, grutas traiçoeiras e até uma conspiração maquiavélica são alguns dos obstáculos que vão ter de enfrentar as personagens deste filme de animação. Mas nada irá impedir os quatro animais pré-históricos de se tornarem os maiores heróis do mundo. (Chris Wedge)



287 - Ice Age 2: The Meltdown | A Idade do Gelo 2: Descongelados [Filme] - A Idade do Gelo chegou ao fim e os animais estão deliciados com o seu novo mundo - um paraíso descongelado, cheio de parques de água, géiseres e poços... Mas quando Manny, Sid e Diego descobrem que as milhas de gelo derretido vão inundar o vale, eles têm que avisar todos e descobrir uma maneira de escapar ao dilúvio que está para chegar. (Chris Wedge)





288 - Série: World Without End | Um Mundo Sem Fim Disco 1 | episódio 1 e 2  [episódio 1] - Os tempos estão piores do que nunca. Inglaterra está à beira de uma guerra devastadora com França que irá durar mais de 100 anos, e uma terrível praga que irá dizimar um terço da população Europeia alastra-se rapidamente. Mas Caris, uma visionária rapariga, luta para salvar o seu povo do sofrimento e da opressão. Com o apoio de Merthin, o amor da sua vida, ela inspira a comunidade de Kingsbridge a enfrentar as mais poderosas forças do seu tempo: a Igreja e a Coroa. Juntos, eles lutam para salvar a cidade da ruína tentando levá-la para uma nova era de liberdade, inovação e saber. (Michael Caton-Jones)



289 - Série: What´s New Mr. Magoo | O Que se Passa Sr. Magoo? [Volume 1] - Desde 1949 que Sr. Magoo resmunga cómica e inconscientemente da sorte que tem, vez após vez. Com a voz de Jim Backus, o míope Magoo foi um sucesso instantâneo que rapidamente se tornou num ícone da animação. A combinação dos seus pitosgas infortúnios do dia-a-dia com a sua teimosia tem feito o público rir há gerações. O hilariante Sr. Magoo é prova de que com um pouco de auto-confiança tudo se acaba por resolver. (Brad Case / Gerry Chiniquy)



290 - Série: What´s New Mr. Magoo | O que se passa Sr. Magoo? [Volume 2] - Este 2º volume inclui mais 5 episódios de pitosgas infortúnios e rasgos de gente do adorável e resmungão Magoo, cuja teimosa recusa em reconhecer a necessidade de usar óculos garante os risos do público há várias gerações, fazendo de Sr. Magoo um clássico essencial da diversão! (Brad Case / Gerry Chiniquy)





291 - Série: What´s New Mr. Magoo | O que se passa Sr. Magoo? [Volume 3] - O hilariante e resmungão Magoo está de volta em novos episódios cheios de peripécias! Com a permanente falta de visão e o excesso de teimosia, a diversão é garantida! (Brad Case / Gerry Chiniquy)






292 - 
Histórias de Sonho - Era uma vez… [Filme] - Histórias infantis conhecidas.









293 - Monster House |A Casa Fantasma [Filme - trailer] - 0 jovem D. J. sempre soube que havia algo de estranho na casa do velho Nebbercracker, no outro lado da rua. Quando a casa se transforma num monstro assustador, D.J. junta-se aos seus amigos, Chowder e Jenny, para descobrir o segredo que mantém a casa viva. De repente, encontram-se no meio de uma fantástica batalha com uma imparável entidade e têm de salvar o bairro da total devastação! (
Gil Kenan)




294 - Big | Big - [Filme - trailer] - Um rapaz de treze anos preso no corpo de um homem de trinta. Numa feira, Josh Baskin (Hanks) deseja ser grande. No dia seguinte acorda e descobre que o seu desejo foi realizado! Com a ajuda do seu melhor amigo Billy (Jared Rushton) Josh consegue um trabalho numa companhia de brinquedos. Aqui, seguindo o seu instinto infantil consegue saber o que as crianças querem, tornando o ingénuo Josh, irresistível, para uma bela e ambiciosa colega (Elizabeth Perkins). Mas quanto mais Josh experimenta a vida de adulto, mais deseja voltar a ser criança. (Penny Marshall)


295 - O Fantástico Homem-Aranha 2 - O Poder de Electro [Filme - trailer] - Em Homem-Aranha 2, após derrotar o Duende Verde, a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo. (Marc Webb)



(136) 296 - Batman | Batman [Filme - trailer] - Em Gotham City, o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton), a quem os  pais, mataram quando era jovem, resolve combater o crime, como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e esse facto torna-se um grande desafio para o super-herói. (Tim Burton)




297 - Jurassic Park | Parque Jurássico [Filme - trailer] - O Dr. John Hammond (Richard Attenborough) possui uma equipa de cientistas para descobrir um método cientifico de regenerar dinossauros através do DNA encontrado em âmbares preservados. Com isto ele cria um parque temático chamado Jurassic Park, onde todos são bem vindos para ver o passado voltar à vida. Dr. Hammond convida os seus netos, Dr. Alan Grant (Sam Neil), Dra. Ellie Sattler (Laura Dern) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum) para serem os primeiros a testemunhar a sua criação. As coisas começam a ir mal quando um empregado, Nedry (Wayne Knight), desativa o alarme de segurança e o mecanismo de defesa na tentativa de roubar espécies para revendê-las. Os dinossauros ficam livres e as pessoas precisam de lutar pelas suas vidas ou serão comidos pelos ferozes Tiranossauros. (Steven Spielberg)


298 -  The Twilight Sag: New Moon | A saga Twilight: Lua Nova  [Filme - trailer] - No segundo capítulo da saga Twilight de Stephenie Meyer o romance entre a mortal Bella Swan e o vampiro Edward Cullen intensifica-se, enquanto segredos de outras eras ameaçam destruí-los. Quando Edward parte num esforço de tentar manter Bella a salvo, ela põe o destino à prova da forma mais imprudente possível só para poder sentir a presença do seu amor, mais uma vez. Mas quando é salva pelo seu amigo Jacob Black, Bella descobre mistérios do mundo sobrenatural que a vão pôr em perigo…como ela nunca imaginou. (Chris Weitz)


299 -
The Princess Diaries 2: Royal Engagement | Diário da Princesa 2: Noivado Real [Filme - trailer] - Após o sucesso de O Diário da Princesa, a diversão está de regresso com Mia (Anne Hathaway), agora mais madura, já uma jovem e deslumbrante mulher, pronta para assumir o papel de Princesa de Genovia. No Palácio Real, para onde se mudou com a sua avó, a Rainha Clarrise (Julie Andrews - vencedora do Óscar de Melhor Actriz), descobre que os seus dias de princesa estão contados. Mia vai ter que assumir o trono! E como se não fosse suficiente, a lei de Genovia impõe que as princesas sejam casadas para poderem ser coroadas. Mas a procura de noivo não vai ser nada fácil... (Garry Marshall)



300 - Noah | Noé [Filme - trailer] - Sujeito a visões sobrenaturais predizendo o Apocalipse, um carpinteiro simples e de coração justo chamado Noé tenta alertar os homens para o seu modo de vida imprudente e imoral. Porém, eles não estão preparados para tal mudança, pelo que seus conselhos são em vão. Desiludido com a corrupção e depravação das suas criaturas predilectas, Deus aparece a Noé durante o sono e adverte-o para um dilúvio de proporções universais, que eliminará os seres por si criados. Noé, pela força do seu carácter e virtuosidade, torna-se o escolhido para construir uma arca de madeira onde apenas haverá lugar para a sua família e um casal de cada espécie de animais, que ele mesmo terá de recolher. Aquela arca, de proporções desmedidas, impedirá os seus ocupantes de morrerem afogados e mantê-los-à vivos para um posterior repovoamento do mundo… (Darren Aronofsky)



301 - Hercules | Hércules [Filme - trailer] - Dwayne Johnson tem uma performance inesquecível no papel do todo-poderoso Hércules! Quando um temível novo inimigo ameaça os inocentes, Hércules e o seu destemido grupo de guerreiros vão liderar um exército numa batalha em que as probabilidades de vencerem são muito reduzidas. Será necessária a força de um Deus para que Hércules consiga ultrapassar o seu passado e derrotar os seus inimigos nesta aventura épica. Não perca o primeiro papel de Irina Shayk, reúna toda a família e viva por dentro esta aventura. (Brett Ratner)




302 - Coleção: Pirates of the Caribbean: At World´s End | Piratas das Caraíbas: Nos Confins do Mundo [Filme - trailer] - Mesmo na altura em que mais precisa de liberdade, o Capitão Jack Sparrow, esse matreiro e sedutor pirata, encontra-se preso num mar de areia no Cofre de Davy Jones. Numa aliança cada vez mais frágil, Will, Elizabeth e o Capitão Barbosa iniciam uma desesperada jornada para o encontrar e salvar. (…) Tudo culmina numa inesperada reviravolta uma selvagem jornada de capa e espada neste último capítulo da trilogia dos Piratas das Caraíbas. (Gore Verbinski)



303 - Coleção: Pirates of the Caribbean: Dead Man´s Chest | Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto - [Filme - trailer] - O malicioso e irresistível pirata Capitão Jack Sparrow está de volta para uma extraordinária e alucinante viagem repleta de diabólico humor pirata, monstruosas criaturas marinhas e magia negra de cortar a respiração. Agora, Jack tem uma divida de sangue para pagar – ele deve a sua alma ao lendário Davy Jones, o governante fantasma das dividas do oceano…mas o sempre astuto Jack não está disposto a desistir sem luta. (Gore Verbinski)




304 - Coleção: Pirates of the Caribbean | Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés [Filme - trailer] - Uma história de revelações, traições, juventude, fatalidade e sereias. Quando Jack se cruza com uma mulher do seu passado, não consegue perceber se é amor ou se ela é uma impostora implacável que apenas o está a usar para encontrar a lendária Fonte da Juventude. (Gore Verbinski)





305 - Coleção: Pirates of the Caribbean | Piratas das Caraíbas: Homens Mortos não Contam Histórias [Filme - trailer] - Começa com a aventura final. Embarca numa viagem com o Capitão Jack Sparrow que se vê perseguido por piratas fantasmas liderados pelo terrível Capitão Salazar que, no momento em que conseguiram fugir do Triângulo do Diabo, juraram matar todos os piratas – incluindo Jack – numa história épica repleta de humor, suspense e fantásticos efeitos visuais. (Gore Verbinski)




309 - The Grapes of Wrath | As Vinhas da Ira [Filme - trailer] - Após estar na prisão por homicídio involuntário, Tom Joad regressa a casa e encontra a propriedade da sua família destruída pelas condições climatéricas e pela ganância dos bancos. Com fracas possibilidades de conseguir trabalho, toda a família faz as malas e parte para a terra prometida: Califórnia. Mas a árdua viagem e as rigorosas condições de vida que encontram dão-lhes pouca esperança e manter a família unida torna-se um dos maiores desafios que têm de enfrentar.
Um dos mais importantes clássicos do cinema, baseado na obra-prima da literatura de John Steinbeck. (John Ford)



310 - Colecção: The Story of Film an Odissey | A História do Cinema Uma Odisseia (disco 1) [Filme] 
1. O nascimento do cinema (1895-1920)
Dedicada ao nascimento da sétima arte, esta primeira parte começa nos estúdios onde foram rodadas as primeiras produções cinematográficas. (…) Das primeiras estrelas de cinema aos efeitos especiais, passando por Hollywood, que se transformou num verdadeiro mito, são várias as surpresas que esta primeira parte desvenda.
2. O sonho de Hollywood (anos 20)
Os loucos anos 20 levam-nos ao coração de Hollywood e à criação do mito. Charlie Chan, Buster Keaton, Roberrt Flaherty, Erich Von Stroheim e Carl Theodor Dreyer, de Hollywood a Moscovo, todos lutam para preservar a alma do cinema.
3. Expressionismo impressionismo, surrealismo (anos 20)
Os anos 20 encarnam a idade de ouro do cinema. Paris, Berlim, Moscovo, Xangai e Tóquio. Expressionismo alemão, escola de montagem soviética, impressionismo e surrealismo franceses. Filmes chineses e japoneses que deram origem a artistas, hoje em dia desconhecidos, como Ruan Lingyu. (Mark Cousins)                                  



311 - Colecção: The Story of Film an Odissey | A História do Cinema Uma Odisseia (disco 2) [Filme] 
4. O aparecimento do som (anos 30)
O nascimento do cinema sonoro vem revolucionar toda a indústria. Comédias hilariantes, filmes de gangsters, de terror, westerns e comédias musicais. Alfred Hitchcok e a oportunidade de descobrir o que têm em comum: O Feiticeiro de Oz, E tudo o vento levou e Ninotchka.
5. Cinema do pós-guerra (anos 40)
Um cinema mais comprometido nasce no pós-guerra. Argumentistas: Paul Schrader e Robert Towne, Orson Welles, o film noir americano, o drama da era McCarthy. Stanley Donen, co-realizador de Serenata à Chuva, revisita a sua carreira.
6. Sexo e melodrama (anos 50) 
Sexo e drama aterram em força no cinema dos anos 50. James Dean e Marlon Brando, Há Lodo no Cais. Cinema do Egipto, India, China, México, Grã-Bretanha e Japão, todos os filmes são marcados pela mesma paixão e raiva. Entrevistas exclusivas do realizador indiano Satyajit Ray e do primeiro realizador egípcio, Youssef Chahine. (Mark Cousins)



312 - Colecção: The Story of Film an Odissey | A História do Cinema Uma Odisseia (disco 3) [Filme] 
7. Nova vaga europeia (anos 60)
A história explosiva do cinema do final dos anos 50 e 60. Claudia Cardinale e Frederico Fellini, Lars Von Trier e Ingmar Bergman, Bernardo Bertolucci e Pier Paolo Pasolini. Por fim a forma como a Nouvelle Vague francesa revoluciona o cinema, arrastando consigo toda a Europa.
8. Novos realizadores, novas formas (anos 60)
O brilhante período dos anos 60. O lendário director de fotografia Haskell Wexler mostra como o documentário influenciou o cinema popular. Easy Rider e 2001: Odisseia no Espaço inaugura uma nova era do cinema americano. Roman Polanski, Andrei Tarkovski e Nagisa Oshima. O nascimento do cinema africano.
9. Cinema americano dos anos 70 
Nos finais de 60 e 70, o cinema americano amadurece. Buck Henry co-argumentista fala dos filmes desta época. Paul Schrader revela o que pensa de Taxi Driver. O escritor Robert Towne explora as áreas sombrias de Chinatown e Charles Burnett explica o nascimento do cinema africano. 




313 - Colecção: The Story of Film an Odissey | A História do Cinema Uma Odisseia (disco 4) [Filme] 
10. Filmes para mudar o mundo (anos 70)
Os filmes que tentaram mudar o mundo nos anos 70: Alemanha – Wim Wenders; Inglaterra – Ken Loach; Austrália – à descoberta de um novo cinema; Japão – os filmes mais emocionantes desta época; ainda África e América do Sul. Termina com John Lennon que fala sobre o seu filme favorito: A Montanha Sagrada.
11. O aparecimento dos multiplex e o mainstream asiático (anos 70)
A Guerra das Estrelas, Tubarão e O Exorcista. A célebre estrela do cinema indiano: Amitabh Bachchan e Bollywood. A importância de Bruce Lee e os filmes de artes marciais. Yuen Woo-Ping e os filmes de ação que antecederam Matrix.
12. Luta contra o poder: o protesto no cinema (anos 80) Ronald Reagan na Casa Branca e Margaret Tatcher em Downing Street, os anos 80 são de protesto. A viagem começa em Pequim passa pela União Soviética e termina na Polónia onde o realizador Krzysztof Kieslowski começa a fazer-se notar. (Mark Cousins)



314 - Colecção: The Story of Film an Odissey | A História do Cinema Uma Odisseia (disco 5) [Filme]
13. Novas fronteiras: cinema no mundo, na África, Ásia e América Latina (anos 90)
Poucos poderiam prever, mas os anos 90 foram anos extravagantes para o cinema. Começa com Abbas Kiarostami – Irão; Shinya Tsukamoto – Japão; Claire Denis – Paris, ainda um salto ao México.
14. Independentes americanos e revolução digital (anos 90)
É a época dos diálogos inovadores de Tarantino e dos célebres irmãos Coen. O argumentista de Soldados do Universo e de Robocop fala do seu trabalho. Austrália – Baz Luhrmann – Romeu + Julieta e Moulin Rouge. A chegada do digital, que mudará o cinema para sempre, encerra esta parte.
15. O cinema hoje e o futuro (anos 2000) O círculo fecha-se: um cinema mais sério aparece após o 11 de Setembro. Mulholland Drive de David Lynch, um dos filmes mais complexos de sempre ao evocar o sonho, e Inception – A Origem transforma o filme em jogo. Em Moscovo, o grande realizador Aleksandr Sokurov fala da sua original obra. O que será o futuro do cinema? ((Mark Cousins)



315 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime sob Investigação Episódios 1.1-1.14 [Episódio] - CSI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. O Laboratório de Criminologia de Las Vegas é o segundo maior do país, atrás apenas do do FBI (Vários)





316 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime sob Investigação Episódios 1.5-1.8 [Episódio] - CSI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. O Laboratório de Criminologia de Las Vegas é o segundo maior do país, atrás apenas do do FBI (Vários)




317 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime sob Investigação Episódios 1.9-1.12 [Episódio] - CSI consiste em relatar a
s investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. O Laboratório de Criminologia de Las Vegas é o segundo maior do país, atrás apenas do do FBI (Vários) 




318 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime sob Investigação Episódios 1.13-1.16 - [Episódio] - CSI consiste em rela
tar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. O Laboratório de Criminologia de Las Vegas é o segundo maior do país, atrás apenas do do FBI (Vários)

 


319 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime sob Investigação Episódios 1.17-1.20 [Episódio] - C
SI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. O Laboratório de Criminologia de Las Vegas é o segundo maior do país, atrás apenas do do FBI (Vários)




320 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Las Vegas Crime sob Investigação Episódios 1.21-1.23
 [Episódio] - CSI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminologia da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de resolver. O Laboratório de Criminologia de Las Vegas é o segundo maior do país, atrás apenas do do FBI (Vários) 




321 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios 1.1-1.4 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation
(Vários)





322 - 
Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios 1.5-1.8 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)






323 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios 1.9-1.12
 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)






324 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios 1.13-1.16
 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)






325 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios 1.17-1.20 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)





326 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação 
Episódios 1.21-1.24 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)





327 - The Hours | As Horas [Filme - trailer] - Em três períodos diferentes vivem três mulheres relacionadas com o livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virgínia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e que tem ideias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeia uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Atualmente vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante e agora está gravemente doente com SIDA. (Stephen Daldry)


328 - Good Bye Lenin! | Adeus Lenine! [Filme - trailer] - O seu coração está tão fraco que o menor choque pode levá-la à morte. E afinal, o que poderá ser mais dramático do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo sobre o seu país? Para salvar a mãe, Alex decide ocultar todos os factos políticos, e para isso transforma os setenta e nove metros quadrados do seu apartamento numa colónia de recordações onde a mãe é levada a acreditar que nada mudou na sua ausência. (Wolfgang Becker)




329 - Lost In Translation | O amor é um lugar estranho [Filme - trailer] - Bob Harris e Charlotte (Scarlett Johansson) são dois americanos em Tóquio. Bob é uma estrela de cinema que está na cidade para gravar um anúncio a um Whisky, enquanto Charlotte é uma jovem que anda a reboque do marido, um fotógrafo viciado em trabalho (Giovanni Ribisi). Incapazes de dormir, os caminhos de Bob e Charlotte cruzam-se, uma noite, no luxuoso bar do hotel. Este encontro patrocinado pelo acaso torna-se rapidamente numa surpreendente amizade. Charlotte e Bob aventuram-se por Tóquio, tendo por vezes encontros hilariantes com os seus habitantes para, finalmente, descobrirem uma nova crença nas possibilidades da vida. (Sofia Coppola)


330 - Wag the Dog | Manobras na Casa Branca [Filme - trailer] - Neste filme, o Presidente dos Estados Unidos envolve-se num escândalo sexual precisamente onze dias antes das eleições, das quais já era considerado vencedor. Para salvar a situação, é chamado o enigmático Mr. Brean, aqui interpretado por Robert de Niro, que para distrair os media resolve criar uma situação de guerra contra a Albânia. Para simular a guerra, contrata um produtor de Hollywood, Samuel Motts (Dustin Hoffmann), que resolve empenhar-se num trabalho que irá ser o mais complicado e ambicioso de toda a sua carreira... (Barry Levinson)



331 - Chicago | Chicago [Filme - trailer] - Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina. Após matar o seu marido, Velma conhece Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre aproveitar o máximo de cada situação. A aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata o seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa do crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico. (Rob Marshall)



332 - La Marche de L'Empereur | A Marcha dos Pinguins [Filme - trailer] - Todos os invernos, nos desertos gelados da Antártida, se dá um ritual impressionante que se repete há séculos da mesma forma: milhares de pinguins imperadores abandonam as águas cristalinas que habitam e saltam para a superfície de gelo, onde iniciam uma longa jornada que os levará até uma região tão isolada que não alberga mais nenhuma forma de vida. Tudo isso, levados pela irresistível necessidade de assegurar a sobrevivência da espécie. (Luc Jacquet)



333 - Chocolat | Chocolate [Filme] - A história desenrola-se no Inverno de 1959 e a heroína do filme é uma mulher misteriosa e muito especial: Vianne Rocher (Juliette Binoche). Vianne e a sua filha Anouk (Victoire Thivisol, a menina de "Ponette") chegam à pequena e conservadora cidade de Lansquenet, em França, empurradas pelo Vento do Norte e vestidas com uma capa vermelha semelhante à do "Capuchinho Vermelho" do conto infantil. Vianne abre uma loja de chocolates em plena época de Páscoa e as suas doçarias começam a despertar velhas esperanças e inesperadas emoções nos habitantes. O impacto é tal que os mais velhos encontram novamente a frescura de espírito, os casais resignados recuperam paixões e os vizinhos zangados tornam-se amigos. Mas, por outro lado, os sumptuosos e tentadores chocolates de Vianne vão também irritar o Conde de Reynaud (Alfred Molina), o "lobo mau" da comunidade, desafiar a "moral e bons costumes" e instalar em Lansquenet um conflito entre tradição e mudança. (Lasse Hallström)



(264) /334 - Frida | Frida [Filme - trailer] - O filme mostra a vida de Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trótski e com várias outras mulheres. (Julie Taymor)






335 - Insomnia | Insónia [Filme - trailer] - Will Dormer (Al Pacino) é um detective veterano da Polícia de Los Angeles que viaja até uma pequena cidade do Alasca, com o colega Hap (Martin Donovan) para investigar o estranho assassínio de uma rapariga de 17 anos. É Verão e o sol nunca se põe no Alasca. O principal suspeito é um romancista recluso chamado Walter Finch (Robin Williams). Mas durante uma perseguição, numa praia rochosa e cheia de nevoeiro, Finch desaparece. Enquanto foge por entre a névoa, soam vários tiros e... Hap é morto. À medida que luta contra os remorsos pela morte do colega e contra a loucura que provoca a claridade permanente, Dormer é forçado a entrar num jogo psicológico do gato e do rato contra o brilhante e malévolo Finch. Enquanto se enreda cada vez mais na teia de manipulações de Finch, Dormer vai ainda envolver-se num braço de ferro com uma polícia local (Hilary Swank). (Christopher Nolan)



336 - Marie & Bruce | Um Casal Surreal [Filme - trailer] - Marie & Bruce retrata um dia de vida quotidiana de um casal citadino. Só que esse é precisamente o dia em que Marie decide deixar Bruce. A excêntrica vida quotidiana do casal começa com a série de insultos com que Marie mimoseia Bruce logo às 7 da manhã e antes ainda do pequeno-almoço. Até admira como é que ambos saem da casa ilesos. Cada um vai à sua vida, mas, após algumas horas de separação, reencontram-se na festa de um amigo e...
Baseado numa peça de Wallace Shawn, Marie & Bruce dá-nos uma visão cómica mas sombria de um dia na vida de um casamento em frangalhos. (Tom Cairns)



337 - The Phantom of the Opera |O Fantasma da Ópera [Filme - trailer] - Por entre as sombras do teatro onde vive a inocente menina do coro, Christine (Emmy Rossum), a voz dele clama por ela, estimulando-lhe o seu extraordinário talento. Baseado no romance de 1910 de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber é a clássica e extremamente emotiva história de um triângulo amoroso entre Christine (Emmy Rossum), a bela cantora de ópera, Raoul (Patrick Wilson), o seu namorado de infância, e o Fantasma (Gerard Butler), um atormentado e horrivelmente desfigurado génio musical. (Joel Schumacher)



338- Colecção: Natural KillersLado a lado com os predadores - Tigre dos Pântanos [Documentário] - Deixe-se maravilhar pela perícia e coragem de Mike Herd o operador de câmara, na sua espantosa demanda para filmar estas esquivas criaturas pela primeira vez. Este filme/documentário extraordinário proporciona um vislumbre fascinante da vida de duas famílias de tigres, levando-o a ficar tão próximo que lhe vai faltar a respiração. (Mike Herd)





339 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios: 1.1-1.4 [Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)






340 - Grandes séries: Primeira série, CSI: Miami Crime sob Investigação Episódios: 1.9-1.12
[Episódio] - CSI: Miami é uma série de televisão americana que mostrou o trabalho de investigação criminal de uma equipa em Miami. A série foi o primeiro spin-off (obra derivada) e a segunda série da original CSI: Crime Scene Investigation(Vários)






341 - Stonehenge Decoded | Stonehenge Decifrado [Documentário] - Tudo preparado para trazer à vida um antigo mundo recentemente descoberto, fazendo incidir uma nova luz sobre o mistério de quem criou o monumento mais resistente de Inglaterra, como o construíram e porquê. Para revelar a história da Stonehenge a National Geographic recorre aos mais recentes métodos científicos – incluindo testes a ADN, análises a laser isótopo, medicina dentária forense, e investigação local à moda antiga. É uma descoberta científica que representa um enorme avanço e que alcança milhares de anos de história, uma demanda por respostas num dos locais mais duradouros do planeta e uma resposta pungente para uma das questões mais antigas da arqueologia. (National Geographic)


342 - Colecção: Natural KillersLado a lado com os predadores: Em Busca dos Tubarões [Documentário] - Impensável? Não para Mark Priest e Rob Torelli, que têm a missão de se aproximar de um dos mais temidos predadores de uma forma que ninguém fez antes. (Aqua Vision TV Productions)






343 - Colecção: Natural Killers
Lado a lado com os predadores: Viver com os Leões [Documentário] - Conheça Hang Lip, um verdadeiro “Rei Leão”, e veja como ele enfrenta os rivais e suporta a devastação da seca e da doença, para garantir a sobrevivência do seu grupo. Isto é a vida em estado puro: selvagem e inesquecível. (Aqua Vision TV Productions)






344 - Colecção: Natural KillersLado a lado com os predadores: O Vale do Babuíno Dourado [Documentário] - Um bando de babuínos amarelos – os brincalhões do vale -, para além de despistar os predadores, tem de combater um macho rival, desejoso de derrubar o líder. (Aqua Vision TV Productions)







345 - Colecção: Natural KillersLado a lado com os predadores: Dingo Amigo ou Inimigo? [Documentário] - Os dingos australianos são ferozes, inteligentes e predadores ricos em expedientes. São considerados o último elo vivo de ligação entre o lobo e o cão doméstico.
Este documentário segue um casal de dingos, Maria e Mango, que acompanha o crescimento das suas crias, equacionando as evidências a favor e contra a espécie. (Aqua Vision TV Productions)





346 - An Inconvenient Truth | Uma verdade inconveniente [Filme - trailer] - Dez anos após Uma Verdade Inconveniente ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas. (Davis Guggenheim)





347 - Journey of Man | A jornada do Homem: A Odisseia da Espécie Humana [Documentário] - Como conseguiu a raça humana povoar o planeta? Um grupo de geneticistas estudou esta questão durante uma década, e chegou a uma surpreendente conclusão: A “árvore genealógica” global pode ser traçada até um homem que viveu em África há 60.000 anos atrás. O DR. Spencer Wells é o anfitrião deste programa inovador, que conta também com os testemunhos de especialistas científicos, historiadores, arqueólogos e antropólogos. (National Geographic)




348 (358) - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume II. De D. Dinis à Conquista de Ceuta (1248 – 1415) [documentário completo] - Este volume começa com alguns dados essenciais sobre a vida de Santo António e de Pedro Hispano, o único papa português. Referem-se os progressos da época de D. Dinis e a tragédia da guerra civil que afogou em sangue o fim desse reinado. É no tempo do seu sucessor que Portugal é devastado pela “peste negra”, com consequências sociais relevantes. Da mesma época é o drama da morte de Inês de Castro, para o qual se propõe explicação diferente da que até hoje nos deram. A crise europeia enche de sombras o reinado de D. Fernando, que além de um casamento afrontoso para o povo, comete os erros de inúteis guerras com Castela da publicação de leis que impõem o trabalho rural obrigatório. São estes os dados que desencadeiam a crise dinástica que encontra como expoentes o mestre de Avis e Nuno Álvares Pereira e que introduzem uma época nova, marcada pelo triunfo dos interesses da alta burguesia e pela conquista de Ceuta em 1415. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)




349 (357) - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume III. Da Expansão à Restauração (1415 – 1640) [documentário completo] - O século XV é marcado em Portugal pela expansão atlântica, com a descoberta de toda a costa africana até ao cabo da Boa Esperança e pela tentativa da formação de um império norte-africano, e fundação de cidades-fortalezas no litoral do Magrebe. Portugal intervém na política ibérica a propósito da sucessão do trono espanhol. O rei D. João II define uma enérgica política de autoridade monárquica e concebe o plano de uma ligação marítima directa entre Lisboa e os portos asiáticos produtores de especiarias. A viagem de Vasco da Gama inicia o ciclo do Império Oriental, mas a tragédia de Alcácer Quibir e a morte de D. Sebastião afundam o país numa crise que conduz à perda da independência. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)




350 (359) - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume I. Das origens à Revolução (1245-1248) [documentário completo ] - Numa História essencial de Portugal só têm lugar os factos essenciais, isto é, aqueles acontecimentos que permitem compreender a evolução global das sociedades. Neste vídeo expõem-se as raízes mais antigas da nacionalidade e dá-se particular relevo à acção colonizadora dos Romanos, aos aspectos sociais da Reconquista cristã, ao despertar da Independência Portuguesa e por fim à primeira crise monárquica que culmina com a deposição de D. Sancho II e o reinado de D. Afonso III, o Bolonhês, que introduz uma época nova na História nacional. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)




351 (355) - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume VI. Do 5 de Outubro à Actualidade (1910-2002) [documentário completo] - Proclama a República foi elaborada nova Constituição, acentuadamente parlamentarista. Em 1916, para evitar a perda das suas colónias, Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial. Mas o desgaste do pós-guerra e uma crise nacional geral tiveram por efeito a ditadura militar que governou Portugal desde 1926 a 1933. Por iniciativa dos sectores nacionalistas e conservadores foi aprovada uma Constituição presidencialista que vigorou até 1974. É esse período a que se dá o nome de Estado Novo. A fadiga da Guerra Colonial e a crise política provocaram o fim da Segunda República em 25 de abril de 1974. Após um período turbulento restabeleceu-se a democracia. Portugal vira-se então para a Europa. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)




352 (354) - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume V. Da Regeneração à Republica (1851-1910) [documentário completo] - Com a Regeneração instala-se uma relativa paz política durante a qual é possível realizar um amplo programa de melhoramentos materiais: estradas, vias férreas e telégrafos. Os partidos Regenerador e Histórico revezam-se no poder com regularidade, durante os reinados de D. Maria II, D. Pedro V e D. Luís. Cresce rapidamente a classe média, aumenta a população das cidades e a emigração acentua-se. A colonização dos territórios africanos progride com rapidez e o Governo português projecta estender a soberania de Portugal desde Angola à costa do Índico. Mas esse projecto foi interrompido por um Ultimatum inglês que emocionou todo o País. O Rei e o Governo monárquico foram acusados de não saber defender os interesses nacionais, e o Partido Republicano aumentou o seu dinamismo, ao mesmo ritmo em que se desacreditavam os partidos monárquicos. Uma revolta de civis e militares pôs termo ao regime monárquico e proclamou a República em 1910. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



353 (356)  - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume IV. Iluminismo – Pombalismo – Revolução Liberal e Regeneração (1640-1851) [documentário completo] - À Restauração de 1640 segue-se uma prolongada guerra que só termina em 1668 e que fez mergulhar o País numa crise profunda. É
a economia do Brasil que está na base da política adoptada por D. João V e também das ousadas reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal que visam modernizar o Estado e consolidar o poder monárquico. No fim do século XVIII as repercussões das Invasões Francesas fazem-se sentir em toda a Europa e Portugal alinha juntamente com a Inglaterra nas coligações anti-revolucionárias. Isso provoca as Invasões Francesas e a retirada da corte para o Brasil, com a criação de um vácuo da autoridade que desencadeia a Revolução Liberal do Porto, em 1820. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



(352) 354 - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume V. Da Regeneração à Republica (1851-1910) [documentário completo] - Com a Regeneração instala-se uma relativa paz política durante a qual é possível realizar um amplo programa de melhoramentos materiais: estradas, vias férreas e telégrafos. Os partidos Regenerador e Histórico revezam-se no poder com regularidade, durante os reinados de D. Maria II, D. Pedro V e D. Luís. Cresce rapidamente a classe média, aumenta a população das cidades e a emigração acentua-se. A colonização dos territórios africanos progride com rapidez e o Governo português projecta estender a soberania de Portugal desde Angola à costa do Índico. Mas esse projecto foi interrompido por um Ultimatum inglês que emocionou todo o País. O Rei e o Governo monárquico foram acusados de não saber defender os interesses nacionais, e o Partido Republicano aumentou o seu dinamismo, ao mesmo ritmo em que se desacreditavam os partidos monárquicos. Uma revolta de civis e militares pôs termo ao regime monárquico e proclamou a República em 1910. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



(351) 355 - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume VI. Do 5 de Outubro à Actualidade (1910-2002) [documentário completo] - Proclama a República foi elaborada nova Constituição, acentuadamente parlamentarista. Em 1916, para evitar a perda das suas colónias, Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial. Mas o desgaste do pós-guerra e uma crise nacional geral tiveram por efeito a ditadura militar que governou Portugal desde 1926 a 1933. Por iniciativa dos sectores nacionalistas e conservadores foi aprovada uma Constituição presidencialista que vigorou até 1974. É esse período a que se dá o nome de Estado Novo. A fadiga da Guerra Colonial e a crise política provocaram o fim da Segunda República em 25 de abril de 1974. Após um período turbulento restabeleceu-se a democracia. Portugal vira-se então para a Europa. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



(353) 356 - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume IV. Iluminismo – Pombalismo – Revolução Liberal e Regeneração (1640-1851) [documentário completo] - À Restauração de 1640 segue-se uma prolongada guerra que só termina em 1668 e que fez mergulhar o País numa crise profunda. É a economia do Brasil que está na base da política adoptada por D. João V e também das ousadas reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal que visam modernizar o Estado e consolidar o poder monárquico. No fim do século XVIII as repercussões das Invasões Francesas fazem-se sentir em toda a Europa e Portugal alinha juntamente com a Inglaterra nas coligações anti-revolucionárias. Isso provoca as Invasões Francesas e a retirada da corte para o Brasil, com a criação de um vácuo da autoridade que desencadeia a Revolução Liberal do Porto, em 1820. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



(349) 357 - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume III. Da Expansão à Restauração (1415 – 1640) [documentário completo] - O século XV é marcado em Portugal pela expansão atlântica, com a descoberta de toda a costa africana até ao cabo da Boa Esperança e pela tentativa da formação de um império norte-africano, e fundação de cidades-fortalezas no litoral do Magrebe. Portugal intervém na política ibérica a propósito da sucessão do trono espanhol. O rei D. João II define uma enérgica política de autoridade monárquica e concebe o plano de uma ligação marítima directa entre Lisboa e os portos asiáticos produtores de especiarias. A viagem de Vasco da Gama inicia o ciclo do Império Oriental, mas a tragédia de Alcácer Quibir e a morte de D. Sebastião afundam o país numa crise que conduz à perda da independência. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



(348) 358 - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume II. De D. Dinis à Conquista de Ceuta (1248 – 1415) [documentário completo] - Este volume começa com alguns dados essenciais sobre a vida de Santo António e de Pedro Hispano, o único papa português. Referem-se os progressos da época de D. Dinis e a tragédia da guerra civil que afogou em sangue o fim desse reinado. É no tempo do seu sucessor que Portugal é devastado pela “peste negra”, com consequências sociais relevantes. Da mesma época é o drama da morte de Inês de Castro, para o qual se propõe explicação diferente da que até hoje nos deram. A crise europeia enche de sombras o reinado de D. Fernando, que além de um casamento afrontoso para o povo, comete os erros de inúteis guerras com Castela da publicação de leis que impõem o trabalho rural obrigatório. São estes os dados que desencadeiam a crise dinástica que encontra como expoentes o mestre de Avis e Nuno Álvares Pereira e que introduzem uma época nova, marcada pelo triunfo dos interesses da alta burguesia e pela conquista de Ceuta em 1415. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)



(350) 359 - Colecção: História Essencial de Portugal, Prof. José Hermano Saraiva Volume I. Das origens à Revolução (1245-1248) [documentário completo ] - Numa História essencial de Portugal só têm lugar os factos essenciais, isto é, aqueles acontecimentos que permitem compreender a evolução global das sociedades. Neste vídeo expõem-se as raízes mais antigas da nacionalidade e dá-se particular relevo à acção colonizadora dos Romanos, aos aspectos sociais da Reconquista cristã, ao despertar da Independência Portuguesa e por fim à primeira crise monárquica que culmina com a deposição de D. Sancho II e o reinado de D. Afonso III, o Bolonhês, que introduz uma época nova na História nacional. (Videofono Imagem Som e Edição, lda)




360 - Antologia Projecto Oralidades 2008-2013 [Promotional Videos] - A presente antologia desabrochou do projecto Oralidades que se desenvolveu ao longo de quatro anos coordenada pelo município de Évora (Alto Alentejo) em parceria com as seguintes cidades: Idanha-a-Nova (Beira Interior) e Mértola (Baixo Alentejo), em Portugal; Ourense (comunidade autónoma da Galiza), em Espanha; Ravenna (região de Emilia-Romagna), em Itália; a “cidade invicta” de Birgu, em Malta; e a cidade de Sliven na Bulgária.
Estamos perante narrativas da Europa do Sul, que se estende do Atlântico, desce para o Mediterrâneo, o Adriático e finalmente o Mar Negro. Ao percorrê-las, vamos reconhecendo o que nos é familiar ao mesmo tempo que somos surpreendidos pela diferença – uma deliciosa mistura bem conhecida de todos os ouvidores e contadores de histórias. (Oralities Our Common Heritage)


361 - Antologia Projecto Oralidades 2008-2013 Traditional & Folk Tales [Extended Version Reports] - A presente antologia desabrochou do projecto Oralidades que se desenvolveu ao longo de quatro anos coordenada pelo município de Évora (Alto Alentejo) em parceria com as seguintes cidades: Idanha-a-Nova (Beira Interior) e Mértola (Baixo Alentejo), em Portugal; Ourense (comunidade autónoma da Galiza), em Espanha; Ravenna (região de Emilia-Romagna), em Itália; a “cidade invicta” de Birgu, em Malta; e a cidade de Sliven na Bulgária.
Estamos perante narrativas da Europa do Sul, que se estende do Atlântico, desce para o Mediterrâneo, o Adriático e finalmente o Mar Negro. Ao percorrê-las, vamos reconhecendo o que nos é familiar ao mesmo tempo que somos surpreendidos pela diferença – uma deliciosa mistura bem conhecida de todos os ouvidores e contadores de histórias. (Oralities Our Common Heritage)

 

362 - Coleção: Povos e Lugares de África:Cabo Verde e Congo, Chade e Uganda [documentário] - África, um vasto e intrigante continente que, na sua maior parte, se tem mantido isolado e por descobrir, é o tema central desta colecção. Povos e Lugares de África explora as inúmeras culturas, únicas na sua riqueza e variedade, as maravilhas da paisagem africana, os povos indígenas e as remotas terras de África. (Davide Demichelis)






363 - Coleção Povos e Lugares de África: Etiópia e África Central. Moçambique e África do Sul [documentário] - África, um vasto e intrigante continente que, na sua maior parte, se tem mantido isolado e por descobrir, é o tema central desta colecção. Povos e Lugares de África explora as inúmeras culturas, únicas na sua riqueza e variedade, as maravilhas da paisagem africana, os povos indígenas e as remotas terras de África. (Davide Demichelis)





364 - The Forbidden Kingdom | O Reino Proibido [Filme] - Sozinhos, foram estrelas das mais fabulosas aventuras de artes marciais. Juntos pela primeira vez, Jet Li e Jachie Chan unem-se para criar o maior épico de todos os tempos. Se és um de acção e aventura, a tua espera terminou. A equipa está preparada. O reino chegou. (Rob Minkoff)






365 - Ella Enchanted | Ella Encantada [Filme] - Uma rapariga destemida, a quem foi dado o “dom” mágico de obediência perpétua, usa perspicácia e coragem para fugir da sua família egoísta e, acompanhada por um heróico príncipe, tenta encontrar a fada responsável para que lhe retire o seu “talento”. (Tommy O'Haver)







366 - Meet Bill | O Meu Nome é Bill [Filme - trailer] - Bill (Aaron Eckhart) tem a vida mais aborrecida do mundo. Ele é um mero acessório para a sua família: tem um emprego sem futuro no banco do sogro e passa o tempo a discutir com a mulher (Elizabeth Banks) sobre o seu excessivo amor por chocolate, enquanto ela tem dificuldade em admitir a sua "amizade" com o pivot da televisão local. Mas o seu destino começa a mudar quando se torna mentor de um adolescente super-confiante, que engendra a renovação de Bill com a ajuda da atraente vendedora de lingerie (Jessica Alba). Juntos, o trio ataca a triste vida de Bill com humor e energia, forçando-o a perseguir o seu sonho: ser financeiramente independente e seguro de si mesmo."O Meu Nome é Bill" é uma divertida comédia sobre recuperar a confiança e encontrar o caminho que estamos destinados a seguir. (Melisa Wallack ·| Bernie Goldmann)




367 - My Baby's Daddy | 3 Homens e 3 Bebés [Filme - trailer] - Lonnie (Eddie Griffin), G (Anthony Anderson) e Dominic (Michael Imperioli) são três amigos de infância e solteirões lá do bairro que, depois de uma vida a divertir-se à grande, despertam para a realidade quando as respectivas namoradas aparecem grávidas ao mesmo tempo.
As suas vidas viram-se de cabeça para baixo quando embarcam nesta aventura de papás e se vêem obrigados a aprender coisas que nunca imaginaram e para as quais não têm a mínima preparação. Eles que levam sempre a sua vida na brincadeira e ainda não atingiram a maturidade necessária para tamanha tarefa, terão que rapidamente arranjar forma de cuidar dos bebés, aprendendo, ao mesmo tempo, sobre eles, sobre o amor e a maravilhosa dádiva de serem pais. (Cheryl Dunye)

Sem comentários:

Enviar um comentário