Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil, Hans Christian Andersen


           O escritor dinamarquês de literatura infantil mundialmente conhecido, nasceu a 2 de abril de 1805 em Odessa e morreu a 4 de agosto de 1875 em Copenhaga, Dinamarca.
           Aos 11 anos, depois da morte do seu pai, que era sapateiro, foi viver para Copenhaga onde estudou canto e dança. Andersen trabalhou no Teatro Real como bailarino e ator. E ainda escreveu algumas peças de teatro.
            Em 1828, entrou na Universidade de Copenhaga.
            Passaram 5 anos e em 1833 publicou os seus primeiros romances. Escreveu obras dramáticas, diários, apontamentos de viagens e romances. Em 1835 começou o reconhecimento internacional com o seu romance: O Improvisador.
            Também escreveu: Nada como um menestrel, Livro de imagens sem imagens e O romance da minha vida (autobiografia em 1847).
            Andersen ficou mundialmente conhecido pelos contos de literatura infantil que escreveu, o que era muito raro na sua cidade.
            As suas obras mais famosas foram: ”A Pequena Sereia” e o “Patinho Feio” onde se nota que ele se baseava na sua própria história.
            Andersen tentava que as pessoas adotassem as morais que sempre escrevia nos seus livros.
            Em 1872, Andersen ficou muito doente e viria a morrer em 1875. A data do seu nascimento é utilizada para assinalar o Dia Internacional do Livro Infanto- Juvenil.

Víctor Vidal 6ºG nº23

Sem comentários:

Enviar um comentário