Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Comemoração do Dia da Paralisia Cerebral

          A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013. Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias.
          A paralisia cerebral é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de paralisia cerebral.


           
        O dia 20 de Outubro passará, a partir deste ano, a ser reconhecido oficialmente como o Dia Nacional da Paralisia Cerebral (Resolução da Assembleia da República nº.27/2014).
          Será sem dúvida um dia especial para os mais de 20.000 cidadãos portugueses com PC e respectivas famílias, que diariamente se vêem confrontados com os mais diversos problemas.
        
  APCE
          
Missão: «Executar, no âmbito da respectiva área geográfica as tarefas inerentes à Associação, nomeadamente prestar serviços de qualidade nas áreas da reabilitação, formação e de apoio à infância e juventude, promovendo autonomia, integração e qualidade de vida das pessoas com Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins numa lógica de cuidados globais e integrados ao longo de toda a sua vida e em cooperação activa com as famílias e os associados. 

Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e do jovem com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania e fomento da inserção da criança e do jovem em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade e estimular o desenvolvimento global da criança e do jovem no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.

Por fim, promover a reflexão científica sobre as práticas desenvolvidas e sua divulgação.»

Sem comentários:

Enviar um comentário