quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Regulamento Concurso «Leituras na Planície»
Edição 2015/2016

 O concurso «Leituras na Planície» é organizado pelo Agrupamento Manuel Ferreira Patrício e pelo Agrupamento n.º4 de Évora e é destinado a todos os alunos da cidade de Évora. Este desafio tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita/oral. As inscrições decorrem até 4 de fevereiro de 2016.
A prova tem 12 escalões (1.º ao 12.º anos) e decorre em várias eliminatórias, sendo de salientar os seguintes pontos:
- Tema – «Elos de Leitura em Torno do Mar»;
-1.ª eliminatória (22 a 26 de fevereiro) – a realizar nas salas de aula pelos professores titulares  de turma ou professores de Português. O professor deverá selecionar 2 alunos por turma, os quais  irão à 2.ª eliminatória, a realizar ao nível do agrupamento;
- 2.ª eliminatória (14 a 18 de março) – a realizar na Biblioteca Escolar da escola sede do agrupamento. Tem como objetivo o apuramento de 1 aluno, por ano de escolaridade, o qual irá à final.
 - Final - a decorrer no dia 14 de abril. A composição do júri será divulgada oportunamente. Será  apurado um vencedor por cada ano de escolaridade e a todos os participantes será atribuída uma menção honrosa.
 A final do concurso tem como objetivo apurar os melhores leitores. Ao longo das várias eliminatórias, os professores/júris terão os seguintes critérios de seleção, pontuados de 1 a 5:
- Fluência da leitura;
- Expressividade;
- Respeito pela pontuação/entoação;
- Articulação.
 Recomenda-se a escolha de um excerto adequado à faixa etária do aluno bem como ao seu ano de escolaridade. Cada participação não deverá exceder os 5 minutos.

Para o ensino secundário, realizar-se-á também uma Prova Oral (na Final).
Existem 8 grandes ideias desafiantes (Ambiente, Cidadania, Diversidade, Educação, História, Saúde, Sustentabilidade, Relacionamentos) das quais decorrem questões essenciais a serem objeto de apresentação argumentativa. Cada concorrente selecionará uma dessas ideias desafiantes para fazer a sua argumentação.
Cada docente responsável poderá gerir as datas de acordo com a sua organização. Por último, sugere--se que os responsáveis pelo concurso em cada escola/agrupamento sejam os coordenadores das Bibliotecas Escolares.
Organização:
Agrupamento de escolas Manuel Ferreira Patrício
Agrupamento n.º4 de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário